Política municipal de educação inclusiva: articulações entre serviço especializado e classe comum no desenvolvimento do trabalho pedagógico

O objeto de atenção das reflexões aqui apresentadas refere-se às formas organizativas do trabalho pedagógico propostas para a educação de alunos identificados como com necessidades especiais na atual política educacional brasileira. Interessa-nos nesta pesquisa investigar as políticas de inclusão escolar a partir da análise da organização curricular, ao abranger as concepções e as práticas subjacentes às propostas para a educação especial nas redes de ensino. Com tal abordagem pretende-se apreender as concepções e as práticas que sustentam propostas consideradas como inclusivas. Para tanto pretendemos investigar a Rede Municipal de Florianópolis, a qual atende ao critério de ter formulado uma proposta curricular de matiz inclusivo. A apreciação da proposta ocorrerá por meio de análise documental e pesquisa de campo, essa última buscando apreender a organização curricular dos atendimentos especializados oferecidos pela rede.

Coordenador: Rosalba Maria Cardoso Garcia.

Integrantes: Maria Helena Michels; Maria Sylvia Cardoso Carneiro.