Políticas de Educação Infantil na América Latina – da conformação a transformação: um estudo sobre a educação das crianças pequenas na Bolívia, Equador e Venezuela

Propomos, neste projeto, a realização de uma pesquisa sobre políticas e programas de educação infantil, com foco privilegiado na educação das crianças de 0 3 anos de idade. Nosso objetivo é verificar a organização e a gestão desta etapa educativa em três países latino-americanos: Bolívia, Equador e Venezuela. Ao escolher estes países temos a intenção de conhecer se os processos de mudança social dos quais são protagonistas, tem impacto de modo positivo a educação infantil, especialmente no que diz respeito à democratização do acesso e a permanência com qualidade. Além disso, move-nos o interesse de conhecer como os novos preceitos constitucionais adotados por estes países, notadamente aqueles garantidos pelo pluralismo jurídico, têm afetado a inclusão dos grupos sociais historicamente excluídos: indígenas, campesinos e povos originários; de modo específico, pretendemos verificar os efeitos dos princípios da interculturalidade e da participação popular na organização das práticas pedagógicas e na gestão da educação das crianças pequenas. Ao estudar estes três países esperamos poder captar, por um lado, a heterogeneidade das políticas considerando-as em suas dimensões intra e inter países e, por outro lado, identificar homogeneidades que podem nos revelar possíveis tendências regionais. No que tange a educação das crianças de 0- 3 anos interessa-nos conhecer como se modulam as relações entre as esferas pública e privada, entre os chamados atendimentos formais e não-formais, as formas de transferências de subvenções financeiras e acordos/apoios técnicos. Esperamos, ainda, acumular os resultados obtidos com essa pesquisa com aqueles já resultantes de pesquisa anterior, possibilitando-nos assim um estudo mais aprofundado da realidade da educação infantil na América Latina.

Coordenador: Roselane Fátima Campos.

Integrantes: Rosânia Campos; Rute da Silva; Geovani Zarpelon; João Dimas Nazário; Marlise Ostreich.