Políticas de atendimento a Primeira Infância no Cone Sul entre o público e o privado

Propomos, neste projeto, a realização de uma pesquisa sobre políticas e programas destinados à educação da primeira infância, em especial aqueles destinados a crianças em idades inferiores aos três anos. Pretendemos conhecer como quatro países do Cone Sul Argentina, Brasil, Chile e Uruguai têm atendido as demandas educativas das crianças e suas famílias, identificando marcos institucionais, práticas sociais e relações entre sociedade civil e Estado, dimensões estas que modulam a diversidade de formas e instituições que tem se dedicado a educação das crianças pequenas. Pretendemos captar, por um lado, a heterogeneidade das políticas considerando-as em suas dimensões intra e inter países e, por outro lado, identificar homogeneidades que podem nos revelar possíveis tendências regionais. Move-nos ainda o interesse de conhecer também as novas formas de relações entre as esferas pública e privada comunitárias, entre os chamados atendimentos formais e não-formais, as formas de transferências de subvenções financeiras e acordos/apoios técnicos, e suas repercussões nas formas de contratação e de carreira dos professores da educação infantil.

Coordenador: Roselane Fátima Campos.

Integrantes: Rosânia Campos; Rute da Silva; Graziela Pereira da Conceição.

Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – Auxílio financeiro.