A escolarização de alunos com deficiência e rendimento escolar: uma análise dos indicadores educacionais em Florianópolis e municípios de abrangência do Programa Educação Inclusiva direito à diversidade

O presente projeto de pesquisa articula-se a uma investigação em rede, coordenada pelo Grupo de Pesquisa Políticas Públicas de Educação e Inclusão, de caráter interinstitucional, envolvendo pesquisadores da Universidade Estadual de Londrina (UEL), da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Este grupo tem o propósito de desenvolver suas investigações de modo articulado em quatro estados brasileiros: São Paulo, Mato Grosso do Sul, Santa Catarina e Paraná e esse estudo se insere no contexto dos trabalhos nos quais temos analisado vários aspectos das políticas e das práticas de inclusão, especificamente no que se refere ao acesso, permanência e inserção em processos efetivos de escolarização de pessoas com deficiência.

Coordenador: Maria Helena Michels.

Integrantes: Rosalba Maria Cardoso Garcia; Monica Magalhães Kassar; Silvia Márcia Ferreira Meletti; Adriana Lia Friszman de Laplane; Edelir Salomão Garcia; Katia Regina Moreno Caiado; Livia Rezende Girardi; Mariana Lidner Dias; Jane Clarisse Garcia; Julia Rech.

Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Auxílio financeiro.