Ações, programas e políticas para a Educação Básica e o Ensino Superior

Nesta linha as investigações dedicam-se a conhecer ações, programas e políticas para a Educação Básica e o Ensino Superior e suas repercussões sobre a escola e o trabalho docente. Pesquisamos políticas relativas ao PDE Interativo, Educação Integral, políticas para escolas de assentamento do MST e Progressão Continuada. Estuda-se a Educação Especial, a concepção de deficiência, bem como o conceito de inclusão, amplo guarda-chuva para políticas diversificadas e focalizadas que reconfiguram o trabalho docente e a função social da escola. Investiga-se a noção de “sistema de ensino” aplicada aos Sistemas Apostilados e Sistema Aprende Brasil, do Grupo Positivo. Pesquisa-se a ideia de “sistema inclusivo de ensino” que muda a escola e o trabalho docente, favorecendo as parcerias público-privadas e a ingerência do capital na escola pública, orientada pela lógica privada e gestão por resultados. Discute-se essa perspectiva noEnsino Superior (Reuni), cuja expansão atende interesses do capital industrial nas inovações produzidas nas universidades públicas brasileiras. As IES comunitárias são exemplo da noção de “público não estatal”, oriunda da Reforma do Estado de Bresser-Pereira nos anos de 1990.