Redes de políticas públicas e governança da educação: pesquisando a convergência das políticas para docentes nas agendas para a próxima década

Este projeto discute redes de políticas públicas tendo em vista compreender como induzem à formação de agendas para a educação. Pretendemos sistematizar as propostas para a próxima década elaboradas por agências multilaterais e pesquisar os processos pelos quais influenciam na formulação de políticas nacionais. O processo de produção, disseminação e circulação do conhecimento produzido pelo encontro de experts, reformadores e decisores de política educacional é ainda pouco pesquisado no Brasil. A etnografia de redes sociais constitui uma ferramenta fecunda para investigar o complexo processo de formulação de políticas públicas. Utilizaremos essa metodologia para mapear e analisar a composição das redes e adotaremos o materialismo histórico como referencial teórico para interpretar as ligações representadas nos sociogramas.

Coordenador: Eneida Oto Shiroma.

Integrantes: Mara Cristina Schneider; Juliana Matias Faust; Fabricio Zimmermann Souza; Aníbal Brito Neto; Eclea Vanessa Baccin; Fabiano Antonio dos Santos.

Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – Auxílio financeiro.