Trabalho docente na educação básica no Brasil

A Universidade Federal de Minas Gerais, por meio do Grupo de Estudos sobre Política Educacional e Trabalho Docente, está desenvolvendo a pesquisa TRABALHO DOCENTE NA EDUCAÇÃO BÁSICA NO BRASIL. O propósito desta pesquisa é conhecer e analisar o trabalho docente realizado nas redes públicas de ensino. Para tanto entrevistaremos cerca de 10.000 profissionais do magistério buscando conhecer seu perfil, o trabalho que realizam e sua opinião sobre a profissão e condições de trabalho. Esta investigação que conta com apoio do MEC, em projeto de cooperação técnica com a Secretaria de Educação Básica, se desenvolve simultaneamente em sete estados brasileiros. Em Santa Catarina, a pesquisa é realizada pelo Grupo de Estudos sobre Política Educacional e Trabalho GEPETO/UFSC. Abrangência: Florianópolis, Biguaçu, Tubarão, Imbituba e São Joaquim N de escolas : 62 Tipos de escolas: unidades escolares de Educação Básica das redes estadual e municipais de ensino e instituições privadas de Educação Infantil (comunitárias e filantrópicas) conveniadas com o poder público.

Coordenador: Olinda Evangelista

Integrantes: Maria Helena Michels; Eneida Oto Shiroma; Rosalba Garcia Cardoso; Roselane Fátima Campos.

Financiador(es): Ministério da Educação – Auxílio financeiro.