Do global ao local: redes sociais, reforma educativa e gestão do trabalho docente

O projeto integrado será desenvolvido por uma equipe multidisciplinar de professores e pós-graduandos de duas linhas do PPGE/UFSC, Trabalho e Educação, História e Política Educacional, de pesquisadores doutores de outras universidades e bolsistas PIBIC que integram nosso grupo de pesquisa. Este grupo de pesquisa estuda temas relacionados às políticas públicas, em especial de educação, e há tempos desenvolvem pesquisa com fontes documentais. Várias pesquisas têm apontado um processo de convergência das reformas educativas no continente caracterizado pela homogeneidade e coetaneidade. Alguns autores as explicam pelos condicionantes de agências como o Banco Mundial, UNESCO entre outros. Não fica evidente, contudo, como operam e quais as estratégias utilizadas para assegurar que recomendações dos organismos internacionais sejam implementadas nas escolas. A compreensão da política na perspectiva de uma agenda globalmente estruturada suscita uma abordagem que examine articuladamente o nacional e o internacional, política e econômico, micro e macro, demandando um referencial teórico multidisciplinar o que se por um lado aumenta o desafio, por outro amplia as possibilidades de compreensão dos mecanismos de homogeneização das reformas educativas que estamos vivenciando no continente neste início de século. O objetivo deste estudo é investigar o potencial da análise das redes sociais para pesquisa sobre política educacional.

Coordenador: Eneida Oto Shiroma

Integrantes:  Adriana Cláudia Turmina; Mara Cristina Schneider; Kátia Lopes; Cláudio Zainaghi; Natalia Veiga e Silva; Antonio Celso Mafra Júnior.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – Bolsa / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – Auxílio financeiro.