Mapas da formação docente no governo Lula (2002/2010)

O presente projeto objetiva construir mapas sobre o professor no Brasil, sistematizando dados coligidos nas fontes disponíveis, particularmente nos micro-dados do Educacenso e do Censo do Ensino Superior do INEP. O propósito não é produzir o dado, mas extraí-los das bases existentes, compilá-los, organizá-los e interpretá-los articuladamente às políticas educacionais. Além dos INEP, outros bancos serão consultados, como os do Banco Mundial (BM) e da OCDE. Da equipe fazem parte membros treinados para uso do sistema SPSS e planilhas flexíveis, para o tratamento estatístico dos dados e uma geógrafa. O trabalho receberá a contribuição de pesquisadores do Laboratório de Geoprocessamento (LabGeop) da UFSC, para a realização dos mapas, em particular os anamórficos . As fontes documentais atinentes à política educacional coletadas para o projeto em finalização serão comparadas afim de se verificar seu impacto sobre os números. Este impacto será verificado entre 2000 e 2011, período que captará os resultados finais do Governo FHC e Lula. Verificar-se-á a evolução dos vários aspectos relativos ao professor, bem como as rupturas e permanências nos dois governos. Verificar-se-á ademais como essas questões se organizam regionalmente e por Estado da Federação, evidenciando desigualdades, concentrações, carências e desequilíbrios em termos de divisão de recursos econômicos e de professores.

Coordenadora: Olinda Evangelista.

Integrantes: Marilda Merência Rodrigues; Jocemara Triches; Kamille Vaz; Leda Letro; Aline Inacio Decker ; Rafael dos Santos Pereira; Keila Berwanger; Eliane Aguiar; Joana D’Arc Vaz.