Artigos publicados

 

Ano Título           Autor         
2016 The emergence of quality assessment in Brazilian basic education Eneida Shiroma; Jaakko Kauko; Vera Centeno; Helena Candido e A. Klutas
2016 REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE FLORIANÓPOLIS: FINANCIAMENTO E CONDIÇÕES DE QUALIDADE Marcos Edgar Bassi
2016 Vencimento dos professores no contexto das finanças públicas do Paraná e de Santa Catarina, Brasil Marcos Edgar Bassi e Andreia Gouveia
2016 O piso salarial profissional nacional, a política de fundos e o vencimento dos profissionais do magistério público estadual de educação básica de Santa Catarina Marcos Edgar Bassi e M. G. Bollmann
2015 Em nome da qualidade: construindo estandares para o gerenciamento de professores Eneida Shiroma e Anibal Brito Neto
2015 O ESTADO COMO CLIENTE: INTERESSES EMPRESARIAIS NA COPRODUÇÃO DA INSPEÇÃO ESCOLAR Eneida Oto Shiroma
2015 O MODELO CURRICULAR DA LEI 5.692/1971 DURANTE A DITADURA MILITAR PARA O CURSO DE MAGISTÉRIO E SUAS IMPLICAÇÕES NA FORMAÇÃO DOCENTE NO BRASIL E EM SANTA CATARINA Jéferson Dantas
2015 O ideário da escola cidadã no âmbito das práticas pedagógicas de uma escola pública da periferia de Florianópolis/SC Jéferson Dantas
2015 Modelos de formação do professor de Educação Especial: estratégias de consolidação da política educacional Rosalba M.C.Garcia e Kamille Vaz
2015 FORMAÇÃO HUMANA OU PRODUÇÃO DE RESULTADOS? TRABALHO DOCENTE NA ENCRUZILHADA Eneida Oto Shiroma e Olinda Evangelista
2015 PROFESSOR(A): A PROFISSÃO QUE PODE MUDAR UM PAÍS? Olinda Evangelista e Jocemara Triches
2015 Comissão de Educação do Fórum do Maciço – Uma experiência em escolas de Florianópolis/SC Jéferson Dantas
2015 PAULO MEKSENAS E A HERANÇA DO PENSAMENTO MODERNO. Jéferson Dantas
2015 O PRECARIADO Jéferson Dantas
2014 ESTADO, CAPITAL E EDUCAÇÃO: REFLEXÕES SOBRE HEGEMONIA E REDES DE GOVERNANÇA Olinda Evangelista e Eneida Oto Shiroma
2014 Networks in action: new actors and practices in education policy in Brazil  Eneida Oto Shiroma
2014 Sistema Educacional Inclusivo: conceito e implicações na política educacional brasileira  Maria H. Michels e Rosalba M. Cardoso Garcia
2014 Educação Especial nas políticas de inclusão: uma análise do Plano Nacional de Educação Maria H. Michels e Rosalba M. Cardoso Garcia
2014 “Se você não mudar, morrerá”: a (con)formação de um trabalhador de novo tipo no discurso de autoajuda  Adriana Cláudia Turmina e Eneida Oto Shiroma
2013 AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DOCENTE: CONTRADIÇÕES DA POLÍTICA -PARA POUCOS – NA ERA DO – PARA TODOS  Eneida Oto Shiroma e Mara Cristina  Schneider
2013 Política de educação especial na perspectiva inclusiva e a formação docente no Brasil  Rosalba Maria Cardoso Garcia
2012 O caráter conservador da perspectiva inclusiva na Educação Especial: as salas multimeios na Rede Municipal de Florianópolis  Maria Helena Michels, Rosalba Maria Cardoso Garcia e Maria Sylvia Cardoso Carneiro
2012 ‘Política pequena’ para as crianças pequenas?: Experiências e desafios no atendimento das crianças de 0 a 3 anos na América Latina  Roselane Fátima Campos
2012 As políticas públicas para educação profissional e tecnológica: sucessivas reformas para atender a quem?  Luiz Alberto Azevedo, Eneida Oto Shiroma e Marival Coan
2012 Curso de Pedagogia, Organizações Multilaterais e o superprofessor  Jocemara Triches e Olinda Evangelista
2012 Responsabilização e orientação para os resultados: prioridades do PDE escola  Fabiano A. Santos e Eneida Oto Shiroma
2011 O que há de novo na formação de professores para a Educação Especial?  Maria Helena Michels
2011 Universidade, Conhecimento e Cidadania  Cezar Luiz de Mari e Marlene Grade
2011 Educação Infantil: políticas e identidade  Roselane Fátima Campos
2011 Entrevista com Lucia Neves – A nova pedagogia da hegemonia no Brasil  Olinda Evangelista e Eneida Oto Shiroma
2011 A política de educação especial no Brasil (1991-2011): uma análise da produção do GT15 – Educação Especial da ANPEd  Maria Helena Michels e Rosalba Maria Cardoso Garcia.
2011 Um novo humanismo na educação: significados e implicações  Marilda Merência Rodrigues
2011 Professores em exame: reflexões sobre políticas de avaliação docente  Eneida Oto Shiroma; Mara Cristina Schneider
2011 A formação do professor-gestor nas políticas de profissionalização   Eneida Oto Shiroma
2011 Jovens Pobres no Município de Florianópolis: Trabalho, Qualificação e Precariedade  Mariléia Maria da Silva e Elisa M Quartiero
2011 Trabalho docente na Educação Profissional e Tecnológica e no PROEJA  Eneida Oto Shiroma; Domingos Leite Lima Filho
2011 Avaliação e responsabilização pelos resultados: atualizações nas formas de gestão de professores  Eneida Oto Shiroma e Olinda Evangelista
2010 Redes de relações sociais e acesso ao emprego entre jovens: o discurso da meritocracia em questão  Mariléia Maria da Silva
2010 Experiências coletivas populares: práticas sociais nascidas nas periferias  Marlene Grade e Cezar Luiz de Mari
2010 Reformas da educação superior: banco mundial, conhecimento e consensos ativos   Cezar Luiz de Mari e Marlene Grade
2010 Redes de relações sociais e acesso ao emprego entre os jovens: o discurso da meritocracia em questão  Mariléia Maria da Silva
2010 Estratégias de sobrevivência: bolsa de iniciação científica, desemprego e precarização do trabalho entre os jovens  Mariléia Maria da Silva
2010 Educação Infantil: concepções, políticas e desafios  Roselane Fátima Campos
2009 Literatura de autoajuda: um olhar sobre as relações de trabalho  Adriana Cláudia Turmina
2009 A Educação Especial no âmbito da política de fundos no financiamento da educação   Luciane Viegas e Marcos Edgar Bassi
2009 A educação das famílias pobres como estratégia política para o atendimento das crianças de 0-3 anos: uma análise do programa família brasileira fortalecida  Roselane Fátima Campos e Rosânia Campos
2009 Estratégias da formação humana para o consenso  Cezar Luiz de Mari e Marlene Grade
2009 A espacialização conceitual na obra de Georg Wilhelm Friedrich Hegel  Cezar Luiz de Mari
2009 A educação das famílias pobres como estratégia política para o atendimento das crianças de 0 a 3 anos: uma análise do Programa Família Brasileira Fortalecida  Roselane Fátima Campos e Rosânia Campos
2009 A inserção Profissional dos Jovens em tempos de Inovação Tecnológica e Organizacional   Mariléia Maria da Silva
2009 Docência, gestão e pesquisa nas diretrizes curriculares  Olinda Evangelista e Jocemara Triches
2009 A noção de Educação ao longo da vida como eixo orientador das políticas de educação para jovens e adultos   Marilda Merência Rodrigues
2008  O Pragmatismo epistemológico e a formação do professor  Suze Scalcon
2008 O pragmatismo e o trabalho docente profissionalizado  Suze Scalcon
2008 Certificação e gestão de professores  Eneida Oto Shiroma; Mara Cristina Schneider
2008 Formação de professores e militantes culturais: uma reflexão teórica a partir das atividades curriculares nas áreas de reforma agrária  Celi N. Z. Taffarel; Mara C. Schneider; Sandra M. G. e S. Nonato
2008 Educação superior e sociedade do conhecimento: entre as orientações econômicas e pedagógicas do Banco Mundial na década de 1990  Cezar Luiz de Mari
2008 Conhecimento e Diretrizes Curriculares para o curso de Pedagogia  Olinda Evangelista
2008 Formar para o mercado de trabalho: a retórica da competência e competitividade nos cursos de graduação  Mariléia Maria da Silva
2008 A educação das crianças pequenas como estratégia para o alívio da pobreza  Roselane Fátima Campos e Rosânia Campos
2007  Reflexões teórico-metodológicas acerca das políticas para a educação especial no contexto educacional brasileiro  Rosalba Maria Cardoso Garcia
2007 Professor: protagonista e obstáculo da reforma  Olinda Evangelista e Eneida Shiroma
2007 A proposta de inclusão escolar e a formação de professores no Brasil  Maria Helena Michels e Rosalba Maria Cardoso Garcia
2007 Políticas de Educação a Distância: democratização ou canto da sereia?  Julia Malanchen
2006 Gestão, formação docente e inclusão: eixos da reforma educacional brasileira que atribuem contornos à organização escolar  Maria Helena Michels
2006 Educação ao Longo da Vida: a instituição de um novo paradigma de sistema educacional e a eterna obsolescência humana  Marilda Merência Rodrigues
2006 Políticas para a Educação Especial e as formas organizativas do trabalho pedagógico  Rosalba Maria Cardoso Garcia
2006 Ensino de História, Didática da História, Educação Histórica: alguns dados de pesquisa (2000-2005)  Olinda Evangelista e Jocemara Triches
2006 Educação para o alívio da pobreza: novo tópico na agenda global  Olinda Evangelista e Eneida Shiroma
2005 Decifrar textos para compreender a política: subsídios teórico-metodológicos para análise de documentos  Eneida Oto Shiroma, Roselane Fátima Campos e Rosalba Maria Cardoso Garcia
2005 Paradoxos da formação de professores para a Educação Especial: o currículo como expressão da reiteração do modelo médico-psicológico  Maria Helena Michels
2005 Entrevista – Governação global e diretrizes internacionais para a educação  Olinda Evangelista