Artigos publicados

 

Ano Título           Autor         
2022 A nova Cepal: projetos de desenvolvimento e o neoestruturalismo na América Latina pós-2008 Eneida Oto Shiroma e Bruno A. Olska
2021 Propostas para a educação especial em tempos de pandemia: exclusão escancarada Rosalba Maria Cardoso Garcia, Kamille Vaz e

Liliam G. de Barcelos

2021 Educação e Inclusão: equidade e aprendizagem como estratégias do capital Maria Helena Michels e

Rosalba Maria Cardoso Garcia

2021 A Constituição do Público-Alvo na Política de Educação Especial Brasileira: Movimentos e Disputas no Interior do Estado Integral  Rosalba Maria Cardoso Garcia e

Liliam G. de Barcelos

2020 Determinantes das políticas educacionais no Brasil contemporâneo: risco à democracia? Rosalba Maria Cardoso Garcia
2020 Políticas públicas em educação especial em tempos de ditadura: uma análise sobre a concepção de deficiência no Brasil no período 1973-1985  Roseli Terezinha Kuhnen e Rosalba M.C. Garcia
2020 Redes, experts e a internacionalização de políticas educacionais Eneida Oto Shiroma
2020 Trabalho e Educação na agenda do Banco Mundial para juventude brasileira Luiz Henrique Fernandes dos Reis e Eneida Shiroma
2020 Estado e gerenciamento da educação para o desenvolvimento sustentável: recomendações do capital expressas na Agenda 2030 Eneida Oto Shiroma e Isaura Mônica Zanardini
2020 Reconhecimento de Saberes e Competências: gênese e repercussões sobre o trabalho e a carreira docentes Ecléa Vanessa  Canei Baccin e Eneida Shiroma
2020 Contribuições para um Balanço do Fundeb: redistribuição dos recursos, despesas com remuneração e vínculo de trabalho docente Marcos Bassi et al.
2020 A articulação da nova direita no Brasil e seus impactos na educação pública Jéferson Silveira Dantas
2020 As Ciências Humanas, a Base Nacional Comum Curricular e a Reforma do Ensino Médio: disputas epistemológicas em tempos de ultraconservadorismo Jéferson Silveira Dantas
2019 Resultados das políticas de valorização do magistério público em Santa Catarina Marcos Bassi e Maria da Graça N. Bollmann
2019 Plano de Cargos, Carreira e Remuneração do Magistério Público Estadual do Acre: a configuração da carreira dos professores Marcos Edgar Bassi e P.S. Vercosa
2019 Remuneração de Professores da Educação Básica em Tempos de FUNDEB, PSPN e PNE 2014-2024 Marcos Bassi, M.D. E. FERNANDES; R. M.G.ROLIM
2019 Políticas de Educação Especial no Chile (2005 – 2015): Continuidades e Mudanças Rosalba M.C. Garcia e Verónica López
2019 O projeto de educação do Banco Interamericano de Desenvolvimento Mariano Melgarejo e Eneida Oto Shiroma
2019 Mapeamento de grupos de trabalho e educação: temas de pesquisa e Intercrítica Mariléia Maria da Silva, Eneida Oto Shiroma e Domingos Leite Lima Filho
2019 O caráter histórico da pesquisa em educação Olinda Evangelista e Eneida Oto Shiroma
2019 A Base Nacional Comum Curricular e seus impactos no trabalho e na formação docente das escolas públicas da educação básica Jéferson Silveira Dantas
2019 A correção de fluxo na proposta pedagógica da rede municipal de ensino de Paulo Lopes/SC Jéferson Silveira Dantas e Karolina R.Silva
2018 O Estado como cliente: interesses empresariais na coprodução da inspeção escolar Eneida Oto Shiroma
2018 Política de educação especial e currículo: disputas sobre natureza, perspectiva e enfoque Rosalba M. C. Garcia e Maria Helena Michels
2018 O Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Florianópolis: a invisibilidade do tema educação Maria Helena Michels e Priscilla G. Lima
2018 A memória social em disputa: os discursos empresariais jornalísticos em tempos de contrarreformas Jéferson Silveira Dantas e Jeana D. Santos
2018 Política de valorização do magistério público: a bonificação na rede de ensino estadual do Acre Marcos Edgar Bassi e P.S. Vercosa
2018 ‘Atordoado eu permaneço atento’ Marcos Bassi, M.D. E. FERNANDES; R. M.G.ROLIM
2017 Docência, gestão e pesquisa nas diretrizes curriculares nacionais para o curso de pedagogia Jocemara Triches e Olinda Evangelista
2017 De pesquisador para pesquisador: a produção de conhecimento sobre política educacional e gestão na Anped-sul (1998-2014) Jocemara Triches; Olinda Evangelista e Kamille Vaz
2017 Evaluation, Language, and Untranslatables Peter Dahler-LarsenTineke AbmaMaría BusteloRoxana IrimiaSonja KosunenIryna KravchukElena MininaChristina SegerholmEneida ShiromaNicoletta StameCharlie Kabanga Tshali
2017 O ensino médio em disputa: a perspectiva política e ideológica da Folha de S. Paulo Jéferson Dantas
2017 OS 20 ANOS DA LDBEN (1996-2016): LIMITES E DESAFIOS NA ATUAL CONJUNTURA POLÍTICA E SOCIAL DO BRASIL Jéferson Dantas
2017 Os cadernos formativos do PNEM e suas implicações na configuração curricular do ensino médio para a juventude brasileira Jéferson Dantas
2017 O financiamento da educação básica no estado do Acre/Br: um estudo da vinculação da receita de impostos Marcos Edgar Bassi, Pelegrino Santos Verçosa
2017 DE PESQUISADOR PARA PESQUISADOR: A PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO SOBRE POLÍTICA EDUCACIONAL E GESTÃO NA ANPEd-SUL (1998-2014) Olinda Evangelista, Jocemara Triches, Kamille Vaz
2017 Professor temporário: um passageiro permanente na Educação Básica brasileira Allan Kenji Seki, Artur Gomes de Souza, Filipe Anselmo Gomes, Olinda Evangelista
2017 O BID e a agenda do capital na Rede Municipal de Educação de Florianópolis Allan Kenji Seki, Hellen Balbinotti Costa, Mariano Moura Melgarejo, Olinda Evangelista
2017 Docência, gestão e pesquisa nas diretrizes curriculares nacionais para o curso de pedagogia Olinda Evangelista, Jocemara Triches
2017 A formação docente superior Hegemonia do capital no Brasil. Allan Kenji Seki, Artur Souza, Olinda Evangelista
2016 Reforma universitária no Governo Lula: o que queriam os industriais? Allan Kenji Seki, Olinda Evangelista
2016 Educação especial na perspectiva inclusiva: determinantes econômicos e políticos Rosalba Maria Cardoso Garcia
2016 DESAFIOS, TRAJETÓRIAS E PERSPECTIVAS PARA A ESCOLARIZAÇÃO EM TEMPO INTEGRAL Jéferson Silveira Dantas, Juares da Silva Thiesen
2016 The emergence of quality assessment in Brazilian basic education Eneida Shiroma; Jaakko Kauko; Vera Centeno; Helena Candido e A. Klutas
2016 Rede Municipal de Ensino de Florianópolis: financiamento e condições de qualidade Marcos Edgar Bassi
2016 Vencimento dos professores no contexto das finanças públicas do Paraná e de Santa Catarina, Brasil Marcos Edgar Bassi e Andreia Gouveia
2016 O piso salarial profissional nacional, a política de fundos e o vencimento dos profissionais do magistério público estadual de educação básica de Santa Catarina Marcos Edgar Bassi e M. G. Bollmann
2015 A POLÍTICA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL PARA ATENDER ALUNOS DA EDUCAÇÃO ESPECIAL Maria Helena Michels, Márcia de Souza Lehmkuhl
2015 Em nome da qualidade: construindo estandares para o gerenciamento de professores Eneida Shiroma e Anibal Brito Neto
2015 O ESTADO COMO CLIENTE: INTERESSES EMPRESARIAIS NA COPRODUÇÃO DA INSPEÇÃO ESCOLAR Eneida Oto Shiroma
2015 O modelo curricular da lei 5.692/1971 durante a ditadura militar para o curso de magistério e suas implicações na formação docente no Brasil e em Santa Catarina Jéferson Dantas
2015 O ideário da escola cidadã no âmbito das práticas pedagógicas de uma escola pública da periferia de Florianópolis/SC Jéferson Dantas e Aline Carrijo
2015 Modelos de formação do professor de Educação Especial: estratégias de consolidação da política educacional Rosalba M.C.Garcia e Kamille Vaz
2015 A política de formação de professores do ensino fundamental para atender alunos da Educação Especial. Educação e Fronteiras Maria Helena Miches e Márcia LEHMKUHL
2015 FORMAÇÃO HUMANA OU PRODUÇÃO DE RESULTADOS? TRABALHO DOCENTE NA ENCRUZILHADA Eneida Oto Shiroma e Olinda Evangelista
2015 PROFESSOR(A): A PROFISSÃO QUE PODE MUDAR UM PAÍS? Olinda Evangelista e Jocemara Triches
2015 Comissão de Educação do Fórum do Maciço – Uma experiência em escolas de Florianópolis/SC Jéferson Dantas
2015 Paulo Meksenas e a herança do pensamento moderno Jéferson Dantas
2015 O precariado Jéferson Dantas
2014 ESTADO, CAPITAL E EDUCAÇÃO: REFLEXÕES SOBRE HEGEMONIA E REDES DE GOVERNANÇA Olinda Evangelista e Eneida Oto Shiroma
2014 Networks in action: new actors and practices in education policy in Brazil  Eneida Oto Shiroma
2014 Sistema Educacional Inclusivo: conceito e implicações na política educacional brasileira  Maria H. Michels e Rosalba M. Cardoso Garcia
2014 Educação Especial nas políticas de inclusão: uma análise do Plano Nacional de Educação Maria H. Michels e Rosalba M. Cardoso Garcia
2014 “Se você não mudar, morrerá”: a (con)formação de um trabalhador de novo tipo no discurso de autoajuda  Adriana Cláudia Turmina e Eneida Oto Shiroma
2013 AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DOCENTE: CONTRADIÇÕES DA POLÍTICA -PARA POUCOS – NA ERA DO – PARA TODOS  Eneida Oto Shiroma e Mara Cristina  Schneider
2013 Política de educação especial na perspectiva inclusiva e a formação docente no Brasil  Rosalba Maria Cardoso Garcia
2012 O caráter conservador da perspectiva inclusiva na Educação Especial: as salas multimeios na Rede Municipal de Florianópolis  Maria Helena Michels, Rosalba Maria Cardoso Garcia e Maria Sylvia Cardoso Carneiro
2012 ‘Política pequena’ para as crianças pequenas?: Experiências e desafios no atendimento das crianças de 0 a 3 anos na América Latina  Roselane Fátima Campos
2012 As políticas públicas para educação profissional e tecnológica: sucessivas reformas para atender a quem?  Luiz Alberto Azevedo, Eneida Oto Shiroma e Marival Coan
2012 Curso de Pedagogia, Organizações Multilaterais e o superprofessor  Jocemara Triches e Olinda Evangelista
2012 Responsabilização e orientação para os resultados: prioridades do PDE escola  Fabiano A. Santos e Eneida Oto Shiroma
2011 O que há de novo na formação de professores para a Educação Especial?  Maria Helena Michels
2011 Universidade, Conhecimento e Cidadania  Cezar Luiz de Mari e Marlene Grade
2011 Educação Infantil: políticas e identidade  Roselane Fátima Campos
2011 Entrevista com Lucia Neves – A nova pedagogia da hegemonia no Brasil  Olinda Evangelista e Eneida Oto Shiroma
2011 A política de educação especial no Brasil (1991-2011): uma análise da produção do GT15 – Educação Especial da ANPEd  Maria Helena Michels e Rosalba Maria Cardoso Garcia.
2011 Um novo humanismo na educação: significados e implicações  Marilda Merência Rodrigues
2011 Professores em exame: reflexões sobre políticas de avaliação docente  Eneida Oto Shiroma; Mara Cristina Schneider
2011 A formação do professor-gestor nas políticas de profissionalização   Eneida Oto Shiroma
2011 Jovens Pobres no Município de Florianópolis: Trabalho, Qualificação e Precariedade  Mariléia Maria da Silva e Elisa M Quartiero
2011 Trabalho docente na Educação Profissional e Tecnológica e no PROEJA  Eneida Oto Shiroma; Domingos Leite Lima Filho
2011 Avaliação e responsabilização pelos resultados: atualizações nas formas de gestão de professores  Eneida Oto Shiroma e Olinda Evangelista
2010 Redes de relações sociais e acesso ao emprego entre jovens: o discurso da meritocracia em questão  Mariléia Maria da Silva
2010 Experiências coletivas populares: práticas sociais nascidas nas periferias  Marlene Grade e Cezar Luiz de Mari
2010 Reformas da educação superior: banco mundial, conhecimento e consensos ativos   Cezar Luiz de Mari e Marlene Grade
2010 Redes de relações sociais e acesso ao emprego entre os jovens: o discurso da meritocracia em questão  Mariléia Maria da Silva
2010 Estratégias de sobrevivência: bolsa de iniciação científica, desemprego e precarização do trabalho entre os jovens  Mariléia Maria da Silva
2010 Educação Infantil: concepções, políticas e desafios  Roselane Fátima Campos
2009 Literatura de autoajuda: um olhar sobre as relações de trabalho  Adriana Cláudia Turmina
2009 A Educação Especial no âmbito da política de fundos no financiamento da educação   Luciane Viegas e Marcos Edgar Bassi
2009 A educação das famílias pobres como estratégia política para o atendimento das crianças de 0-3 anos: uma análise do programa família brasileira fortalecida  Roselane Fátima Campos e Rosânia Campos
2009 Estratégias da formação humana para o consenso  Cezar Luiz de Mari e Marlene Grade
2009 A espacialização conceitual na obra de Georg Wilhelm Friedrich Hegel  Cezar Luiz de Mari
2009 A educação das famílias pobres como estratégia política para o atendimento das crianças de 0 a 3 anos: uma análise do Programa Família Brasileira Fortalecida  Roselane Fátima Campos e Rosânia Campos
2009 A inserção Profissional dos Jovens em tempos de Inovação Tecnológica e Organizacional   Mariléia Maria da Silva
2009 Docência, gestão e pesquisa nas diretrizes curriculares  Olinda Evangelista e Jocemara Triches
2009 A noção de Educação ao longo da vida como eixo orientador das políticas de educação para jovens e adultos   Marilda Merência Rodrigues
2008  O Pragmatismo epistemológico e a formação do professor  Suze Scalcon
2008 O pragmatismo e o trabalho docente profissionalizado  Suze Scalcon
2008 Certificação e gestão de professores  Eneida Oto Shiroma; Mara Cristina Schneider
2008 Formação de professores e militantes culturais: uma reflexão teórica a partir das atividades curriculares nas áreas de reforma agrária  Celi N. Z. Taffarel; Mara C. Schneider; Sandra M. G. e S. Nonato
2008 Educação superior e sociedade do conhecimento: entre as orientações econômicas e pedagógicas do Banco Mundial na década de 1990  Cezar Luiz de Mari
2008 Conhecimento e Diretrizes Curriculares para o curso de Pedagogia  Olinda Evangelista
2008 Formar para o mercado de trabalho: a retórica da competência e competitividade nos cursos de graduação  Mariléia Maria da Silva
2008 A educação das crianças pequenas como estratégia para o alívio da pobreza  Roselane Fátima Campos e Rosânia Campos
2007  Reflexões teórico-metodológicas acerca das políticas para a educação especial no contexto educacional brasileiro  Rosalba Maria Cardoso Garcia
2007 Professor: protagonista e obstáculo da reforma  Olinda Evangelista e Eneida Shiroma
2007 A proposta de inclusão escolar e a formação de professores no Brasil  Maria Helena Michels e Rosalba Maria Cardoso Garcia
2007 Políticas de Educação a Distância: democratização ou canto da sereia?  Julia Malanchen
2006 Gestão, formação docente e inclusão: eixos da reforma educacional brasileira que atribuem contornos à organização escolar  Maria Helena Michels
2006 Educação ao Longo da Vida: a instituição de um novo paradigma de sistema educacional e a eterna obsolescência humana  Marilda Merência Rodrigues
2006 Políticas para a Educação Especial e as formas organizativas do trabalho pedagógico  Rosalba Maria Cardoso Garcia
2006 Ensino de História, Didática da História, Educação Histórica: alguns dados de pesquisa (2000-2005)  Olinda Evangelista e Jocemara Triches
2006 Educação para o alívio da pobreza: novo tópico na agenda global  Olinda Evangelista e Eneida Shiroma
2005 Decifrar textos para compreender a política: subsídios teórico-metodológicos para análise de documentos  Eneida Oto Shiroma, Roselane Fátima Campos e Rosalba Maria Cardoso Garcia
2005 Paradoxos da formação de professores para a Educação Especial: o currículo como expressão da reiteração do modelo médico-psicológico  Maria Helena Michels
2005 Entrevista – Governação global e diretrizes internacionais para a educação  Olinda Evangelista