Capítulos de livros

Título Autor Ano
 Educação Já! a premência do capital educador Eneida Oto Shiroma e Olinda Evangelista 2021
Tendências de reorganização da EPT na Agenda 2030: implicações para o trabalho pedagógico. Eneida Oto Shiroma 2021
A desestatização da Educação Básica subjacente à noção de ?classe mundial? implicações para o trabalho docente e os professores no Brasil Eneida Oto Shiroma 2019
O QUE ALMEJA O ESCOLA SEM PARTIDO?. In: JOCEMARA TRICHES; JOSIMAR LOTTERMANN; ROSELY ZEN CERNY.. (Org.). OS RUMOS DA EDUCAÇÃO E AS CONTRARREFORMAS Jéferson Silveira Dantas 2019
O ACASO DAS ESCOLAS PÚBLICAS QUE ATENDEM CRIANÇAS E JOVENS DOS TERRITÓRIOS DO MACIÇO DO MORRO DA CRUZ Jéferson Silveira Dantas 2019
Avaliação na Educação básica no Brasil: políticas e contradições Eneida Oto Shiroma e João Batista Zanardini 2018
Subsídios teórico-metodológicos para o trabalho com documentos de política educacional: contribuições do marxismo Olinda Evangelista e Eneida Oto Shiroma 2018
A REMUNERAÇÃO DOS PROFESSORES DA REDE ESTADUAL DE ENSINO DE EDUCAÇÃO BÁSICA DE SANTA CATARINA: PRECARIZAÇÃO E DESIGUALDADES ENTRE OS DOCENTES Marcos Edgar Bassi e G. Vargas 2018
A remuneração dos professores da rede municipal de ensino de Florianópolis Marcos Edgar Bassi e G. Vargas 2018
REMUNERAÇÃO DO MAGISTÉRIO PÚBLICO MUNICIPAL DE FLORIANÓPOLIS/SC: IMPLICAÇÕES DO DIREITO FUNDAMENTAL À EDUCAÇÃO DE QUALIDADE SOCIAL Marcos Edgar Bassi; Vieira e M.Graça n. Bollmann 2018
Formação Docente em Cursos de Pedagogia: questões em torno da agenda do capital. Jocemara Triches 2017
A tragédia docente e suas faces Olinda Evangelista; Eneida Oto Shiroma; Maria Helena Michels e Rosalba M.Cardoso Garcia 2017
Disputas conservadoras na política de educação especial na perspectiva inclusiva Rosalba M.C.Garcia 2017
A política de formação para professores da Educação Especial: a ironia do discurso. Maria Helena Michels e Kamille Vaz 2017
Movimentos sociais e ducação especial: reflexões a partir de um balanço de produção. Maria Helena Michels e Marcia S. LEHMKUHL 2017
A formação de professores para a Educação Especial. A Formação de professores de educação especial no Brasil: propostas em questão Maria Helena Michels 2017
O escárnio de uma política: a formação para os professores da educação especial. Maria Helena Michels e Kamille Vaz 2017
O Estado brasileiro e a educação para alunos com deficiências: a instituição privada no contexto da política de educação inclusiva Rosalba M.C.Garcia e Monica C.M.Kassar 2016
Diferenciação na carreira do magistério público de educação básica em Santa Catarina. Marcos Edgar Bassi e A.Debovi 2017
Remuneração de professores de escolas públicas de educação básica no Brasil: percursos teórico-metodológicos de pesquisa Marcos Edgar Bassi; M. D. Fernandes e R.M. Gemaque 2016
Inclusão-excludente: a politica de progressão continuada na Rede Municipal de Ensino de Florianópolis Cristiane M. Silva e Eneida Oto Shiroma 2016
OS PROFESSORES NA AGENDA DO BANCO MUNDIAL PARA A PRÓXIMA DÉCADA Eneida Oto Shiroma e Thais M. Cunha 2016
PROFESSOR: A PROFISSÃO QUE PODE MUDAR UM PAÍS? Jocemara Triches e Olinda Evangelista  2014
Para além da “inclusão”: crítica às políticas educacionais contemporâneas Rosalba M C Garcia  2014
A produção intelectual sobre Educação Especial no Grupo de Estudos sobre Política Educacional e Trabalho Rosalba M C Garcia  2013
DEFICIÊNCIA FÍSICA E ESCOLARIZAÇÃO: política educacional e implicações para o processo pedagógico Rosalba M C Garcia  2013
O senso comum e a educação em Antonio Gramsci: dimensões singulares da práxis Cezar Luiz de Mari e Marlene Grade  2012
Jovem Professor: um forte! Jocemara Triches e Olinda Evangelista  2012
A educação especial nos encontros de pesquisa em educação da região sul – ANPED SUL: a pós-graduação e suas interlocuções com a educação básica Rosalba M C Garcia  2012
Política Nacional de Educação Especial nos anos 2000: a formação de professores e a hegemonia do modelo especializado Rosalba M C Garcia  2011
Conversão das “almas” pela liturgia da palavra: uma análise do discurso do movimento Todos pela Educação Eneida Oto Shiroma, Roselane Fátima Campos e Rosalba M C Garcia  2011
Política de educação inclusiva e trabalho pedagógico: uma análise do modelo de educação especial no Brasil Rosalba M C Garcia  2012
Quatro teses sobre política de formação de professores Eneida Oto Shiroma, Maria Helena Michels e Olinda Evangelista  2011
A educação infantil no contexto pós-reforma: institucionalização e regulação no Brasil e na Argentina Roselane F Campos 2011
Redes Sociais e Hegemonia: apontamentos para estudos de política educacional Eneida Oto Shiroma.  2011
Pesquisa qualitativa: apontamentos, conceitos e tipologias Angela Mara de Barros Lara e Adão Aparecido Molina  2011
As políticas públicas para a infância na Argentina – o caso da cidade de Buenos Aires a partir dos anos de 1990 Ângela Mara de Barros Lara  2011
O Papel Educador dos intelectuais na formação ideológica e hegemônica em Gramsci: uma perspectiva de emancipação humana Cezar Luiz de Mari  2011
A profissionalização pragmática de professores Suze Scalcon  2011
Ensino Fundamental de nove anos: processos locais de regulação e seus efeitos sobre a educação infantil Roselane Fátima Campos e R. Silva  2011
Política de educação inclusiva e trabalho pedagógico: uma análise do modelo de educação especial no Brasil Rosalba Maria Cardoso Garcia  2011
O conceito de flexibilidade curricular nas políticas públicas de inclusão educacional Rosalba Maria Cardoso Garcia  2011
Sentidos da Profissionalização docente Olinda Evangelista  2010
De trilhas em trilhas: da afirmação à negação da escola Suze Scalcon  2010
Formação docente na política de educação inclusiva: um novo professor para uma nova sociedade? Maria Helena Michels  2010
A organização curricular na articulação entre serviço especializado e classe comum: um modelo inclusivo? Rosalba Maria Cardoso Garcia e Maria Helena Michels  2010
Performatividade e intensificação: tendências para o sistema de formação docente Eneida Oto Shiroma  2009
O pragmatismo e a profissionalização do professor Suze Scalcon  2009
Política de educação inclusiva e estratégias curriculares: paradoxos frente à Educação Básica Rosalba Maria Cardoso Garcia e Maria Helena Michels  2009
Paradoxo da formação docente na política de educação inclusiva do Estado de Santa Catarina: a perspectiva clínica como sustentação do trabalho escolar Maria Helena Michels  2009
Ensino Fundamental de nove anos: continuidade ou ruptura com as políticas de focalização no ensino fundamental? Roselane Fátima Campos, R. Campos e E. A. C. Rocha  2009
Sentidos da descentralização nas propostas internacionais para a educação Eneida Oto Shiroma  2009
Redes para reconversão docente Eneida Oto Shiroma e Olinda Evangelista  2008
Políticas de inclusão e currículo: transformação ou adaptação da escola? Rosalba Maria Cardoso Garcia  2008
Pesquisa em Educação na Região Sul: 10 anos de ANPEd Sul. Eneida Oto Shiroma e Elisa Quartiero  2008
A categoria trabalho nos textos didáticos utilizados para o ensino de sociologia no ensino médio Marival Coan e Paulo Sérgio Tumolo  2008
Práticas de ambiguidade estruturais e a reiteração do modelo médico-psicológico: a formação de professores de educação especial Maria Helena Michels 2008
Um enfoque sobre as políticas para a educação especial e algumas referências para a pesquisa nesse campo: apontamentos acerca da relação entre pesquisa e inserção social Rosalba Maria Cardoso Garcia  2008
Políticas inclusivas na educação: do global ao local Rosalba Maria Cardoso Garcia  2008
Formação de professores no Brasil: limites da reforma implementada nos anos de 1990 Roselane Fátima Campos  2006
Publicar ou morrer Olinda Evangelista  2006
La resignificación de la democracia escolar mediante el discurso gerencial: liderazgo, gestión democrática y gestión participativa  Eneida Oto Shiroma e Roselane Fátima Campos  2006
Formação: o víés das políticas de (trans)formação docente para o Século XXI Suze Scalcon  2005