A reorganização de redes municipais de ensino na perspectiva da educação inclusiva em Santa Catarina: formas organizativas do trabalho pedagógico e formação de professores

A temática a que se refere o presente estudo é a educação escolar frente às exigências colocadas pelas políticas de inclusão. O foco da pesquisa está colocado sobre a reorganização de redes municipais de ensino em Santa Catarina para o atendimento de alunos com necessidades especiais. Considera-se que documentos emanados de agências internacionais, do Governo Federal e do Governo do Estado de Santa Catarina interpelam os municípios a elaborar planos de educação numa perspectiva inclusiva. Pretende-se investigar como as redes municipais em Santa Catarina estão organizando seus planos de educação e em que medida estão incorporando as premissas inclusivas disseminadas nos âmbitos internacional, nacional e estadual, procurando perceber rupturas e continuidades. Objetiva-se também conhecer as ações e estratégias desenvolvidas pelos municípios a fim de implementar políticas inclusivas no campo educacional. Para tanto, serão considerados como pontos principais desta pesquisa as formas organizativas do trabalho pedagógico e a formação de professores. A pesquisa tem como objetivo geral apreender as proposições políticas relacionadas à educação inclusiva, notadamente aquelas direcionadas aos alunos com necessidades especiais, e sua influência sobre a reorganização das redes municipais de ensino em Santa Catarina. A investigação será realizada por meio de análise documental e estudo de campo procurando desenvolver: 1) um mapeamento das concepções divulgadas e apreendidas em relação à inclusão educacional e 2) um panorama de ações e estratégias de implementação de políticas de inclusão escolar. Serão coletados dados em oito municípios considerados como representativos das regiões referentes à distribuição geopolítica de Santa Catarina (Litoral, Nordeste, Vale do Itajaí, Planalto Serrano, Planalto Norte, Sul, Meio-oeste e Oeste.

Coordenador: Maria Helena Michels.

Integrantes: Rosalba Maria Cardoso Garcia.

Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina – Auxílio financeiro.