Concepções e práticas dos diretores das escolas públicas da rede estadual e municipal da Região da 9º Gerei

O projeto de pesquisa em desenvolvimento tem como objetivo identificar o perfil e as práticas dos gestores das unidades escolares pertencentes às redes estadual e municipal da Região da 9ª Gerei. Partimos do suposto que a gestão dos sistemas e das unidades escolares é meta prioritária das políticas educacionais, posto que é considerada como a principal estratégia para alavancar a qualidade da educação nacional. Nessa direção, a profissionalização dos dirigentes escolares é apontada como a “saída” para a resolução dos problemas que se expressam nos resultados deficitários de aprendizagem. Contudo, as metas governamentais de profissionalização da gestão esbarram na multiplicidade de estratégias e ações que tanto podem convergir como divergir das orientações oficiais. Conhecer essas estratégias e as concepções que lhes são subjacentes parece-nos importante para compreendermos como as orientações oficiais são adotadas/recusadas no cotidiano das escolas. Esse projeto articula-se com os projetos “Formação e socialização do professor da educação básica na Região de Joaçaba: relação dos professores com a profissão e sua visão sobre o trabalho que desenvolvem”, coordenado pela prof. Leda Scheibe e “Profissionalização e gerencialismo na educação”,coordenado pela prof. Eneida Oto Shiroma, vinculado ao GEPETO- Grupo de Estudo sobre Política Educacional e Trabalho, Centro de Educação/ Departamento de Estudos Especializados – EED/UFSC.

Coordenador: Roselane Fátima Campos.

Integrantes: Leda Scheibe; Josiane Tankes; Raylander A. Righi; Mirian Mascarello.