Trabalho docente em Santa Catarina

Trata-se de um projeto realizado em sete estados do Brasil (MG, ES, PA, PR, RN, SC, GO), coordenado pela Prof. Dalila Andrade Oliveira (UFMG), com apoio da SEB/MEC. Em Santa Catarina, a pesquisa está sob coordenação de Eneida O. Shiroma. A pesquisa analisou o perfil e o trabalho realizado pelos docentes e suas condições de trabalho em escolas públicas estaduais e municipais de Educação Básica no Brasil e instituições de educação infantil conveniadas com o poder público. Buscou-se conhecer e analisar as mudanças promovidas pelas recentes políticas públicas para a Educação Básica no que se refere à organização e gestão escolar e suas conseqüências para a formação e carreira docente, observando ainda suas conseqüências sobre a sua saúde. Para tanto, pretende-se traçar o perfil sócio-econômico e cultural dos docentes em exercício na Educação Básica no Brasil; mapear a divisão técnica do trabalho na escola, a emergência de postos, cargos e funções derivados de novas exigências e atribuições, bem como as atividades desenvolvidas pelos docentes; conhecer as condições de trabalho dos docentes: os meios físicos, os recursos pedagógicos e o acesso à formação continuada, à literatura específica, às tecnologias e a outros bens culturais para o desenvolvimento de seu trabalho; levantar as formas de contratação, as condições salariais e de carreira em diferentes redes de ensino; identificar necessidades de formação continuada dos professores da Educação Básica.

Coordenador: Olinda Evangelista

Integrantes: Maria Helena Michels; Marilda Merência Rodrigues; Rosalba Garcia Cardoso; Roselane Fátima Campos.