Titulo |
Autor |
Orientador |
Ano |
A conformação de uma nova sociabilidade: competências socioemocionais nas orientações do Banco Interamericano do Desenvolvimento |
Ana Aparecida Zandoná |
Eneida Oto Shiroma |
2022 |
A Agenda 2030 para a educação: o fundo público a serviço do capital |
Patricia de Souza |
Eneida Oto Shiroma |
2021 |
Considerações sobre a contribuição de Mészáros à teoria marxista do Estado: entre tecituras categoriais e as tramas reais |
André Eitti Ogawa |
Rosalba Garcia |
2021 |
A ampliação do mercado de soluções para educação: o capital em busca do Santo Graal |
Ligia Cristina Poffo Lima |
Eneida Oto Shiroma |
2021 |
Juventude Ltda.: a ideologia do empreendedorismo na formação dos jovens do século XXI |
Luiz Henrique Fernandes dos Reis |
Eneida Oto Shiroma |
2019 |
Disputas pelos rumos da educação de Santa Catarina: o Conselho Estadual de Educação sob a pauta da OCDE |
Fernanda Denise Siems |
Marcos Edgar Bassi |
2019 |
Política de carreira e remuneração dos profissionais do magistério da rede municipal de ensino de Florianópolis (2010-2018) |
Karen Martins |
Marcos Edgar Bassi |
2019 |
A implantação do programa “Se Liga” do Instituto Ayrton Senna na proposta pedagógica da rede municipal de ensino de Paulo Lopes/SC |
Karoline Rosa |
Jéferson Dantas |
2017 |
A agenda do BID para a educação: um estudo do acordo com a Rede Municipal de Educação de Florianópolis |
Mariano Melgarejo |
Eneida Oto Shiroma |
2017 |
A política educacional do Sistema Penitenciário Catarinense: o direito (ao acesso) à Educação no contexto da prisão |
Marcia Anita Donzelli |
Jéferson Dantas |
2017 |
Disputas pela constituição do público alvo da educação especial nas políticas educacionais no Brasil. |
Líliam G. de Barcelos |
Rosalba Maria Cardoso |
2019 |
Segundo professor de turma na política de educação especial de Santa Catarina: processo de (des) regulamentação e projeto de (de/con) formação certificada pelo mercado |
Marília Daniela Tessarin Watashi |
Rosalba Maria Cardoso |
2019 |
A concepção de deficiência na política de educação especial brasileira (1973-2014) |
Roseli Terezinha Kuhnen |
Rosalba Maria Cardoso |
2016 |
A formação docente no projeto político do Banco Mundial (2000-2014) |
Aline Inácio Decker |
Olinda Evangelista |
2015 |
A “Crise” das Instituições Comunitárias de Ensino Superior da Associação Catarinense das Fundações Educacionais |
Adalberto Teodósio Tabapalipa |
Olinda Evangelista |
2015 |
A Formação do Segundo Professor de Turma do Estado de Santa Catarina |
Bárbara Karolina Araújo |
Rosalba Maria Cardoso |
2015 |
O Programa Mulheres Mil: uma análise no campo das políticas de inclusão |
Juliana de Souza Augustin Pereira |
Rosalba Maria Cardoso |
2015 |
Plano de Desenvolvimento da Escola Interativo: expressão da nova gestão pública na Educação Básica |
Fabrício Zimmermann Souza |
Eneida Oto Shiroma |
2015 |
A educação do campo e sua normatização como política pública: uma demanda dos trabalhadores ressignificada pelo Estado |
Fabiana Fátima Cherobin |
Eneida Oto Shiroma |
2015 |
Propostas internacionais para a carreira docente: repercussões nas políticas nacionais e resistências locais |
Juliana Matias Faust |
Eneida Oto Shiroma |
2015 |
Programa Educação Integral: escolarização ou custódia? |
Karine de Sousa Leandro |
Maria Helena Michels |
2014 |
Exclusão velada e interiorizada na escola: uma análise da política de progressão continuada na rede municipal de ensino de Florianópolis |
Cristiane Moraes da Silva |
Maria Helena Michels |
2014 |
Assistência Estudantil na Universidade Federal de Santa Catarina: Uma análise inicual do programa bolsa estudantil |
Franciele Stolf |
Roselane Fátima Campos |
2014 |
Política de remuneração e carreira dos professores da rede estadual de ensino de Santa Catarina (2011-2014): a parcialidade na implementação do piso nacional e a (des)valorização docente |
Jéssica Ignácio de Souza |
Rosalba Maria Cardoso Garcia |
2014 |
Programa Reuni: ampliação do acesso ao ensino superior? |
Claudemir Osmar da Silva |
Olinda Evangelista |
2014 |
O Capital e as universidades federais no governo Lula: o que querem os industriais? |
Allan Kenji Seki |
Olinda Evangelista |
2014 |
Fábrica de professores em nível superior: A universidade aberta do Brasil (2003-2014) |
Aline de Souza Mandeli |
Olinda Evangelista |
2014 |
O sistema apostilado no ensino fundamental da rede pública municipal de Florianópolis |
Aldani Sionei de Andrade Frutuoso |
Rosalba Maria Cardoso Garcia |
2014 |
Intensificação do trabalho docente: contradições da política de economizar professor |
Marcia Luzia dos Santos |
Maria Helena Michels |
2013 |
Formação inicial do professor de Educação de Jovens e Adultos: projeto para o futuro? |
Lêda Letro Ribeiro |
Olinda Evangelista |
2013 |
A avaliação nas escolas públicas municipais de Florianópolis: avaliar para regular |
Rosilene Amorim dos Anjos |
Maria Helena Michels |
2013 |
A Função da escola e o papel do Professor no Programa Mais Educação (2007-2012) |
Viviane Silva da Rosa |
Olinda Evangelista |
2013 |
O professor de Educação Especial nas políticas de perspectiva inclusiva no Brasil: concepções em disputa |
Kamille Vaz |
Rosalba Maria Cardoso |
2013 |
Trabalho docente e política de Educação Especial de Santa Catarina: um estudo acerca do professor titular e do segundo professor de turma na classe comum com matrícula de alunos da Educação Especial |
Rita de Cássia Kleber |
Rosalba Maria Cardoso |
2013 |
Do berço ao túmulo: a estratégia de educação ao longo da vida na educação de jovens e adultos para a sociabilidade capitalista |
Gabriel Serena Davila |
Olinda Evangelista |
2012 |
Política educacional, trabalho docente e alunos da modalidade educação especial : um estudo nos anos iniciais do ensino fundamental |
Dayana Valéria Folster Antonio Schreiber |
Rosalba Maria Cardoso Garcia |
2012 |
O caráter humanitário da formação dos sujeitos da educação especial no Instituto Federal de Santa Catarina. |
Julia Rech |
Maria Helena Michels |
2012 |
O Profissional de apoio na rede regular de ensino : a precarização do trabalho com alunos da educação especial |
Silvia Maria Martins |
Rosalba Maria Cardoso Garcia |
2012 |
A relação público-privado na Educação Infantil |
Geovani Zarpelon |
Roselane Fátima Campos |
2011 |
Rede Kipus e formação docente na América Latina e Caribe – do protagonismo à subordinação |
Mari Celma M Alves |
Profa. Dra. Olinda Evangelista |
2011 |
Fundamentos psicológicos na organização da Educação Infantil e da Educação Especial na Rede Municipal de Florianópolis (2000-2010) |
Roseli Terezinha Kuhnen |
Rosalba Maria Cardoso |
2011 |
O profissional de apoio na rede regular de ensino: a precarização do trabalho com os alunos da Educação Especial |
Silvia Maria Martins |
Rosalba Maria Cardoso |
2011 |
Educação pública como nicho de investimento social privado |
Kátia de Carvalho Lopes |
Eneida Oto Shiroma |
2010 |
As políticas de Educação Inclusiva para a Educação Infantil no Brasil – anos 2000 |
Graziela Maria Beretta López |
Rosalba Maria Cardoso |
2012 |
Programa Incluir (2005-2009): uma iniciativa governamental da Educação Especial na Educação Superior |
Bianca Costa Silva de Souza |
Rosalba Maria Cardoso |
2012 |
Educação, programa bolsa família e alívio à pobreza: o cinismo instituído |
Joana D’Arc Vaz |
Olinda Evangelista |
2013 |
Fundamentos teóricos do Curso de Aperfeiçoamento de professores para o atendimento educacional especializado (2007): novos referenciais? |
Fabíola Borowsky |
Maria Helena Michels |
2010 |
O FUNDEF e o tribunal de contas do Estado de Santa Catarina: rupturas e intersecções |
Patrycia Byanca Furtado |
Olinda Evangelista |
2010 |
A ação do Instituto Ayrton Senna na Rede Municipal de Educação de Joinville (2001-2008): subordinação da escola pública a princípios e métodos da gestão empresarial |
Luana Bergmann Soares |
Roselane Fátima Campos |
2010 |
Certificação de professores: contradições de uma política |
Mara Cristina Schneider |
Eneida Oto Shiroma |
2009 |
A transição do financiamento das creches conveniadas em Florianópolis: entre o FUNDEB e a focalização |
Thaisa Neiverth |
Olinda Evangelista |
2009 |
Organizações multilaterais e curso de pedagogia: a construção de um consenso em torno da formação de professores |
Jocemara Triches |
Olinda Evangelista |
2008 |
O ideário gerencial no trabalho do diretor escolar: concepções, contradições e resistência |
Alcilea Medeiros Cardoso |
Eneida Oto Shiroma |
2008 |
As políticas de formação inicial a distância de professores no Brasil: democratização ou mistificação? |
Julia Malanchen |
Olinda Evangelista |
2007 |
Diretrizes Curriculares para o curso de Pedagogia: pedagogo, docente ou professor? |
Suzane da Rocha Vieira |
Olinda Evangelista |
2007 |
Formação de trabalhadores da saúde sob a égide da produtividade |
Carla Daniele Straub |
Eneida Oto Shiroma |
2007 |
Professores e gestão escolar no contexto da reforma do ensino médio: gerenciamento estatal da educação e a precarização do trabalho docente em Santa Catarina |
Luciano Daudt da Rocha |
Eneida Oto Shiroma |
2006 |
Políticas do Banco Mundial para a educação básica moçambicana (1985-2000) |
Augusto Jone Luis |
Olinda Evangelista |
2005 |
A reforma da Educação Profissional no CEFET-AM: um olhar sobre a gestão dos trabalhadores |
Eliane Maquiné de Amorim |
Eneida Oto Shiroma |
2004 |
A reforma universitária brasileira dos anos 90: projetos em disputa |
Francisco Jacob Paiva da Silva |
Eneida Oto Shiroma |
1999 |
A Nova Pedagogia Fabril: Tecendo A Educação do Trabalhador |
Roselane Fátima Campos |
Eneida Oto Shiroma |
1997 |
Trabalho Arcaico No Moderno Mundo da Moda |
Giani Rabelo |
Eneida Oto Shiroma |
1997 |