Dissertações e teses

 

DISSERTAÇÕES

Titulo                    Autor     Orientador  Ano 
A formação docente no projeto político do Banco Mundial (2000-2014) Aline Inácio Decker  Profa. Dra. Olinda Evangelista  2015
A “Crise” das Instituições Comunitárias de Ensino Superior da Associação Catarinense das Fundações Educacionais. Adalberto Teodósio Tabapalipa Profa. Dra. Olinda Evangelista  2015
A Formação do Segundo Professor de Turma do Estado de Santa Catarina Bárbara Karolina Araújo  Profª. Drª. Rosalba Maria Cardoso  2015
O Programa Mulheres Mil: uma análise no campo das políticas de inclusão Juliana de Souza Augustin Pereira Profª. Drª. Rosalba Maria Cardoso 2015
Plano de Desenvolvimento da Escola Interativo: expressão da nova gestão pública na Educação Básica Fabrício Zimmermann Souza Profª. Dra. Eneida Oto Shiroma 2015
A educação do campo e sua normatização como política pública: uma demanda dos trabalhadores ressignificada pelo Estado. Fabiana Fátima Cherobin Profª. Dra. Eneida Oto Shiroma 2015
Propostas internacionais para a carreira docente: repercussões nas políticas nacionais e resistências locais. Juliana Matias Faust Profª. Dra. Eneida Oto Shiroma 2015
Programa Educação Integral: escolarização ou custódia? Karine de Sousa Leandro Profa. Dra. Olinda Evangelista 2014
Exclusão velada e interiorizada na escola: uma análise da política de progressão continuada na rede municipal de ensino de Florianópolis  Cristiane Moraes da Silva  Profa . Dra . Maria Helena Michels  2014
Assistência Estudantil na Universidade Federal de Santa Catarina: Uma análise inicual do programa bolsa estudantil  Franciele Stolf  Profa. Dra. Roselane Fátima Campos  2014
Política de remuneração e carreira dos professores da rede estadual de ensino de Santa Catarina (2011-2014): a parcialidade na implementação do piso nacional e a (des)valorização docente  Jéssica Ignácio de Souza  Profª. Drª. Rosalba Maria Cardoso Garcia  2014
Programa Reuni: ampliação do acesso ao ensino superior?  Claudemir Osmar da Silva  Profa. Dra. Olinda Evangelista  2014
O Capital e as universidades federais no governo Lula: o que querem os industriais?  Allan Kenji Seki  Profa. Dra. Olinda Evangelista  2014
Fábrica de professores em nível superior: A universidade aberta do Brasil (2003-2014)  Aline de Souza Mandeli  Profa. Dra. Olinda Evangelista  2014
 O sistema apostilado no ensino fundamental da rede pública municipal de Florianópolis  Aldani Sionei de Andrade Frutuoso  Profª. Drª. Rosalba Maria Cardoso Garcia  2014
Intensificação do trabalho docente: contradições da política de economizar professor  Marcia Luzia dos Santos  Profa . Dra . Maria Helena Michels  2013
Formação inicial do professor de Educação de Jovens e Adultos: projeto para o futuro?  Lêda Letro Ribeiro  Profa. Dra. Olinda Evangelista  2013
A avaliação nas escolas públicas municipais de Florianópolis: avaliar para regular  Rosilene Amorim dos Anjos  Profa . Dra . Maria Helena Michels  2013
A Função da escola e o papel do Professor no Programa Mais Educação (2007-2012)  Viviane Silva da Rosa  Profa. Dra. Olinda Evangelista  2013
 O professor de Educação Especial nas políticas de perspectiva inclusiva no Brasil: concepções em disputa Kamille Vaz Profª. Drª. Rosalba Maria Cardoso 2013
Trabalho docente e política de Educação Especial de Santa Catarina: um estudo acerca do professor titular e do segundo professor de turma na classe comum com matrícula de alunos da Educação Especial. Rita de Cássia Kleber Profª. Drª. Rosalba Maria Cardoso 2013
 Do berço ao túmulo: a estratégia de educação ao longo da vida na educação de jovens e adultos para a sociabilidade capitalista Gabriel Serena Davila Profa. Dra. Olinda Evangelista 2012
Política educacional, trabalho docente e alunos da modalidade educação especial : um estudo nos anos iniciais do ensino fundamental  Dayana Valéria Folster Antonio Schreiber  Profª. Drª. Rosalba Maria Cardoso Garcia  2012
O caráter humanitário da formação dos sujeitos da educação especial no Instituto Federal de Santa Catarina.  Julia Rech   Profa . Dra . Maria Helena Michels  2012
O Profissional de apoio na rede regular de ensino : a precarização do trabalho com alunos da educação especial  Silvia Maria Martins  Profª. Drª. Rosalba Maria Cardoso Garcia  2012
A relação público-privado na Educação Infantil Geovani Zarpelon Profa. Dra. Roselane Fátima Campos 2011
 Rede Kipus e formação docente na América Latina e Caribe – do protagonismo à subordinação  Mari Celma M Alves  Profa. Dra. Olinda Evangelista  2011
Fundamentos psicológicos na organização da Educação Infantil e da Educação Especial na Rede Municipal de Florianópolis (2000-2010) Roseli Terezinha Kuhnen  Profª. Drª. Rosalba Maria Cardoso 2011
O profissional de apoio na rede regular de ensino: a precarização do trabalho com os alunos da Educação Especial. Silvia Maria Martins  Profª. Drª. Rosalba Maria Cardoso 2011
Educação pública como nicho de investimento social privado Kátia de Carvalho Lopes Profª. Dra. Eneida Oto Shiroma 2010
As políticas de Educação Inclusiva para a Educação Infantil no Brasil – anos 2000 Graziela Maria Beretta López Profª. Drª. Rosalba Maria Cardoso 2010
Programa Incluir (2005-2009): uma iniciativa governamental da Educação Especial na Educação Superior Bianca Costa Silva de Souza Profª. Drª. Rosalba Maria Cardoso 2010
Políticas de Educação e de Alívio à pobreza no Governo Lula Joana D’Arc Vaz Profa. Dra. Olinda Evangelista 2010
 Fundamentos teóricos do Curso de Aperfeiçoamento de professores para o atendimento educacional especializado (2007): novos referenciais?  Fabíola Borowsky  Profa . Dra . Maria Helena Michels  2010
O FUNDEF e o tribunal de contas do Estado de Santa Catarina: rupturas e intersecções. Patrycia Byanca Furtado Profa. Dra. Olinda Evangelista 2010
A ação do Instituto Ayrton Senna na Rede Municipal de Educação de Joinville (2001-2008): subordinação da escola pública a princípios e métodos da gestão empresarial Luana Bergmann Soares Profa. Dra. Roselane Fátima Campos 2010
Certificação de professores: contradições de uma política Mara Cristina Schneider Profª. Dra. Eneida Oto Shiroma 2009
Creches domiciliares em Florianópolis Thaisa Neiverth Profa. Dra. Olinda Evangelista 2009
Organismos multilaterais e Curso de Pedagogia no Brasil Jocemara Triches Profa. Dra. Olinda Evangelista 2008
O ideário gerencial no trabalho do diretor escolar: concepções, contradições e resistência  Alcilea Medeiros Cardoso  Profª. Dra. Eneida Oto Shiroma  2008
 As políticas de formação inicial a distância de professores no Brasil: democratização ou mistificação?  Julia Malanchen  Profª. Dra. Olinda Evangelista  2007
Diretrizes Curriculares para o curso de Pedagogia: pedagogo, docente ou professor? Suzane da Rocha Vieira Profª. Dra. Olinda Evangelista 2007
 Formação de trabalhadores da saúde sob a égide da produtividade  Carla Daniele Straub   Profª. Dra. Eneida Oto Shiroma  2007
 Professores e gestão escolar no contexto da reforma do ensino médio: gerenciamento estatal da educação e a precarização do trabalho docente em Santa Catarina    Luciano Daudt da Rocha  Profª. Dra. Eneida Oto Shiroma  2006
A Educação Básica em Moçambique e o Banco Mundial Augusto Jone Luis Profª. Dra. Olinda Evangelista 2005
A reforma da Educação Profissional no CEFET-AM: um olhar sobre a gestão dos trabalhadores Eliane Maquiné de Amorim Profª. Dra. Eneida Oto Shiroma 2004
A reforma universitária brasileira dos anos 90: projetos em disputa Francisco Jacob Paiva da Silva Profª. Dra. Eneida Oto Shiroma 1999
A Nova Pedagogia Fabril: Tecendo A Educação do Trabalhador Roselane Fátima Campos Profª. Dra. Eneida Oto Shiroma 1997
Trabalho Arcaico No Moderno Mundo da Moda Giani Rabelo Profª. Dra. Eneida Oto Shiroma 1997

 

TESES

Título Autor Orientador Ano
A concepção de deficiência na política de Educação Especial brasileira (1973-2014) Roseli Terezinha Kuhnen Profª. Drª. Rosalba Maria Cardoso 2016
 Avaliação docente no Brasil e em Portugal: analise das políticas e dos obstáculos políticos  Mara Cristina Schneider  Profª. Dra. Eneida Oto Shiroma  2014
O PDE-Escola e a produção do consentimento ativo Fabiano Antônio dos Santos Profª. Dra. Eneida Oto Shiroma 2012
 Educação para o Empreendedorismo: implicações epistemológicas, políticas e práticas  Marival Coan  Profª. Dra. Eneida Oto Shiroma  2011
De CEFET a IFET. Cursos superiores de tecnologia no Centro Federal de Educação Tecnológica de Santa Catarina: gênese de uma nova institucionalidade? Luiz Alberto de Azevedo Profª. Dra. Eneida Oto Shiroma 2011
Auto-ajuda e hegemonia: a (con)formação de um homem de novo tipo  Adriana Cláudia Turmina  Profª. Dra. Eneida Oto Shiroma 2010
A Educação ao Longo da Vida: a eterna obsolescência humana Marilda Merência Rodrigues  Profª. Dra. Olinda Evangelista 2008
 Ontologia e Avaliação da Educação Básica no Brasil (1990-2007)  João Batista Zanardini Profª. Dra. Olinda Evangelista 2007
“Sociedade do conhecimento” e Educação superior na década de 1990: Banco Mundial e a produção do desejo irrealizável de Midas. Cezar Luiz de Mari Profª. Dra. Olinda Evangelista 2006
Políticas educacionais e ação pedagógica: a relação entre cultura e educação dos povos indígenas no Brasil (1980-2000) Rosângela Faustino Profª. Dra. Olinda Evangelista 2006
Políticas públicas de inclusão: uma análise no campo da educação especial brasileira. Rosalba Maria Cardoso Garcia Profª. Dra. Eneida Oto Shiroma 2004
Inserção profissional e condição social: trajetórias de jovens graduados no mercado de trabalho. Mariléia Maria da Silva Profª. Dra. Eneida Oto Shiroma 2004
A Reforma da educação profissional no Brasil nos anos noventa Domingos Leite Lima Filho Profª. Dra. Eneida Oto Shiroma 2002
A reforma da formação inicial dos professores da educação básica nos anos de 1990 Roselane Fátima Campos Profª. Dra. Eneida Oto Shiroma 2002