Dissertações e teses

 

DISSERTAÇÕES

Titulo                    Autor     Orientador  Ano 
A conformação de uma nova sociabilidade: competências socioemocionais nas orientações do Banco Interamericano do Desenvolvimento Ana Aparecida Zandoná Eneida Oto Shiroma 2022
A Agenda 2030 para a educação: o fundo público a serviço do capital Patricia de Souza Eneida Oto Shiroma 2021
Considerações sobre a contribuição de Mészáros à teoria marxista do Estado: entre tecituras categoriais e as tramas reais André Eitti Ogawa Rosalba Garcia 2021
A ampliação do mercado de soluções para educação: o capital em busca do Santo Graal Ligia Cristina Poffo Lima Eneida Oto Shiroma 2021
Juventude Ltda.: a ideologia do empreendedorismo na formação dos jovens do século XXI Luiz Henrique Fernandes dos Reis Eneida Oto Shiroma 2019
 Disputas pelos rumos da educação de Santa Catarina: o Conselho Estadual de Educação sob a pauta da OCDE Fernanda Denise Siems Marcos Edgar Bassi 2019
Política de carreira e remuneração dos profissionais do magistério da rede municipal de ensino de Florianópolis (2010-2018) Karen Martins Marcos Edgar Bassi 2019
 A implantação do programa “Se Liga” do Instituto Ayrton Senna na proposta pedagógica da rede municipal de ensino de Paulo Lopes/SC Karoline Rosa Jéferson Dantas 2017
A agenda do BID para a educação: um estudo do acordo com a Rede Municipal de Educação de Florianópolis Mariano Melgarejo Eneida Oto Shiroma 2017
A política educacional do Sistema Penitenciário Catarinense: o direito (ao acesso) à Educação no contexto da prisão Marcia Anita Donzelli Jéferson Dantas 2017
Disputas pela constituição do público alvo da educação especial nas políticas educacionais no Brasil. Líliam G. de Barcelos Rosalba Maria Cardoso 2019
Segundo professor de turma na política de educação especial de Santa Catarina: processo de (des) regulamentação e projeto de (de/con) formação certificada pelo mercado Marília Daniela Tessarin Watashi Rosalba Maria Cardoso 2019
A concepção de deficiência na política de educação especial brasileira (1973-2014) Roseli Terezinha Kuhnen Rosalba Maria Cardoso 2016
A formação docente no projeto político do Banco Mundial (2000-2014) Aline Inácio Decker   Olinda Evangelista  2015
A “Crise” das Instituições Comunitárias de Ensino Superior da Associação Catarinense das Fundações Educacionais Adalberto Teodósio Tabapalipa  Olinda Evangelista  2015
A Formação do Segundo Professor de Turma do Estado de Santa Catarina Bárbara Karolina Araújo   Rosalba Maria Cardoso  2015
O Programa Mulheres Mil: uma análise no campo das políticas de inclusão Juliana de Souza Augustin Pereira  Rosalba Maria Cardoso 2015
Plano de Desenvolvimento da Escola Interativo: expressão da nova gestão pública na Educação Básica Fabrício Zimmermann Souza  Eneida Oto Shiroma 2015
A educação do campo e sua normatização como política pública: uma demanda dos trabalhadores ressignificada pelo Estado Fabiana Fátima Cherobin  Eneida Oto Shiroma 2015
Propostas internacionais para a carreira docente: repercussões nas políticas nacionais e resistências locais Juliana Matias Faust  Eneida Oto Shiroma 2015
Programa Educação Integral: escolarização ou custódia? Karine de Sousa Leandro Maria Helena Michels 2014
Exclusão velada e interiorizada na escola: uma análise da política de progressão continuada na rede municipal de ensino de Florianópolis  Cristiane Moraes da Silva  Maria Helena Michels  2014
Assistência Estudantil na Universidade Federal de Santa Catarina: Uma análise inicual do programa bolsa estudantil  Franciele Stolf   Roselane Fátima Campos  2014
Política de remuneração e carreira dos professores da rede estadual de ensino de Santa Catarina (2011-2014): a parcialidade na implementação do piso nacional e a (des)valorização docente  Jéssica Ignácio de Souza   Rosalba Maria Cardoso Garcia  2014
Programa Reuni: ampliação do acesso ao ensino superior?  Claudemir Osmar da Silva   Olinda Evangelista  2014
O Capital e as universidades federais no governo Lula: o que querem os industriais?  Allan Kenji Seki   Olinda Evangelista  2014
Fábrica de professores em nível superior: A universidade aberta do Brasil (2003-2014)  Aline de Souza Mandeli   Olinda Evangelista  2014
 O sistema apostilado no ensino fundamental da rede pública municipal de Florianópolis  Aldani Sionei de Andrade Frutuoso  Rosalba Maria Cardoso Garcia  2014
Intensificação do trabalho docente: contradições da política de economizar professor  Marcia Luzia dos Santos   Maria Helena Michels  2013
Formação inicial do professor de Educação de Jovens e Adultos: projeto para o futuro?  Lêda Letro Ribeiro   Olinda Evangelista  2013
A avaliação nas escolas públicas municipais de Florianópolis: avaliar para regular  Rosilene Amorim dos Anjos   Maria Helena Michels  2013
A Função da escola e o papel do Professor no Programa Mais Educação (2007-2012)  Viviane Silva da Rosa  Olinda Evangelista  2013
 O professor de Educação Especial nas políticas de perspectiva inclusiva no Brasil: concepções em disputa Kamille Vaz  Rosalba Maria Cardoso 2013
Trabalho docente e política de Educação Especial de Santa Catarina: um estudo acerca do professor titular e do segundo professor de turma na classe comum com matrícula de alunos da Educação Especial Rita de Cássia Kleber  Rosalba Maria Cardoso 2013
 Do berço ao túmulo: a estratégia de educação ao longo da vida na educação de jovens e adultos para a sociabilidade capitalista Gabriel Serena Davila  Olinda Evangelista 2012
Política educacional, trabalho docente e alunos da modalidade educação especial : um estudo nos anos iniciais do ensino fundamental  Dayana Valéria Folster Antonio Schreiber   Rosalba Maria Cardoso Garcia  2012
O caráter humanitário da formação dos sujeitos da educação especial no Instituto Federal de Santa Catarina.  Julia Rech   Maria Helena Michels  2012
O Profissional de apoio na rede regular de ensino : a precarização do trabalho com alunos da educação especial  Silvia Maria Martins   Rosalba Maria Cardoso Garcia  2012
A relação público-privado na Educação Infantil Geovani Zarpelon  Roselane Fátima Campos 2011
 Rede Kipus e formação docente na América Latina e Caribe – do protagonismo à subordinação  Mari Celma M Alves  Profa. Dra. Olinda Evangelista  2011
Fundamentos psicológicos na organização da Educação Infantil e da Educação Especial na Rede Municipal de Florianópolis (2000-2010) Roseli Terezinha Kuhnen  Rosalba Maria Cardoso 2011
O profissional de apoio na rede regular de ensino: a precarização do trabalho com os alunos da Educação Especial Silvia Maria Martins   Rosalba Maria Cardoso 2011
Educação pública como nicho de investimento social privado Kátia de Carvalho Lopes  Eneida Oto Shiroma 2010
As políticas de Educação Inclusiva para a Educação Infantil no Brasil – anos 2000 Graziela Maria Beretta López  Rosalba Maria Cardoso 2012
Programa Incluir (2005-2009): uma iniciativa governamental da Educação Especial na Educação Superior Bianca Costa Silva de Souza  Rosalba Maria Cardoso 2012
Educação, programa bolsa família e alívio à pobreza: o cinismo instituído Joana D’Arc Vaz  Olinda Evangelista 2013
 Fundamentos teóricos do Curso de Aperfeiçoamento de professores para o atendimento educacional especializado (2007): novos referenciais?  Fabíola Borowsky   Maria Helena Michels  2010
O FUNDEF e o tribunal de contas do Estado de Santa Catarina: rupturas e intersecções Patrycia Byanca Furtado  Olinda Evangelista 2010
A ação do Instituto Ayrton Senna na Rede Municipal de Educação de Joinville (2001-2008): subordinação da escola pública a princípios e métodos da gestão empresarial Luana Bergmann Soares  Roselane Fátima Campos 2010
Certificação de professores: contradições de uma política Mara Cristina Schneider  Eneida Oto Shiroma 2009
A transição do financiamento das creches conveniadas em Florianópolis: entre o FUNDEB e a focalização Thaisa Neiverth  Olinda Evangelista 2009
Organizações multilaterais e curso de pedagogia: a construção de um consenso em torno da formação de professores Jocemara Triches  Olinda Evangelista 2008
O ideário gerencial no trabalho do diretor escolar: concepções, contradições e resistência  Alcilea Medeiros Cardoso   Eneida Oto Shiroma  2008
 As políticas de formação inicial a distância de professores no Brasil: democratização ou mistificação?  Julia Malanchen   Olinda Evangelista  2007
Diretrizes Curriculares para o curso de Pedagogia: pedagogo, docente ou professor? Suzane da Rocha Vieira  Olinda Evangelista 2007
 Formação de trabalhadores da saúde sob a égide da produtividade  Carla Daniele Straub    Eneida Oto Shiroma  2007
 Professores e gestão escolar no contexto da reforma do ensino médio: gerenciamento estatal da educação e a precarização do trabalho docente em Santa Catarina    Luciano Daudt da Rocha   Eneida Oto Shiroma  2006
Políticas do Banco Mundial para a educação básica moçambicana (1985-2000) Augusto Jone Luis  Olinda Evangelista 2005
A reforma da Educação Profissional no CEFET-AM: um olhar sobre a gestão dos trabalhadores Eliane Maquiné de Amorim  Eneida Oto Shiroma 2004
A reforma universitária brasileira dos anos 90: projetos em disputa Francisco Jacob Paiva da Silva  Eneida Oto Shiroma 1999
A Nova Pedagogia Fabril: Tecendo A Educação do Trabalhador Roselane Fátima Campos  Eneida Oto Shiroma 1997
Trabalho Arcaico No Moderno Mundo da Moda Giani Rabelo  Eneida Oto Shiroma 1997

 

TESES

Título Autor Orientador Ano
A inovação como rota do projeto formativo do Instituto Federal de Santa Catarina Mariana de Fátima Guerino  Eneida Oto Shiroma 2020
O acordo do Banco Interamericano de Desenvolvimento e a Prefeitura Municipal de Florianópolis: o monitoramento da qualidade da educação e a formação continuada – implicações para a docência na Educação Infantil Marlise Oestreich Marcos Bassi 2020
Reconhecimento de Saberes e Competências no Ensino Básico, Técnico e Tecnológico: impactos sobre a carreira e o trabalho docente Eclea Vanessa Canei Baccin Profª. Dra. Eneida Oto Shiroma 2018
Política Desigual e Combinada para a construção de standards docentes: governança educacional para o atendimento das demandas do imperialismo hegemônico global Eliane do Socorro de Souza Aguiar Brito Profª. Drª. Rosalba Maria Cardoso 2018
Política Nacional de Formação de Professores no Brasil (2003-2016) como expressão da governança global Anibal Correia Brito Neto Profª. Dra. Eneida Oto Shiroma  2018
A inserção de grupos privados de ensino no sistema educacional público: a educação sob o controle do empresariado Analeia Domingues Rosalba Maria Cardoso Garci 2017
O PROJETO DE PROFESSOR PARA A EDUCAÇÃO ESPECIAL: DEMANDAS DO CAPITAL PARA A ESCOLA PÚBLICA NO SÉCULO XXI Kamille Vaz Profª Drª Rosalba Maria Cardoso Garcia 2017
A concepção de deficiência na política de Educação Especial brasileira (1973-2014) Roseli Terezinha Kuhnen Profª. Drª. Rosalba Maria Cardoso 2016
 Avaliação docente no Brasil e em Portugal: analise das políticas e dos obstáculos políticos  Mara Cristina Schneider  Profª. Dra. Eneida Oto Shiroma  2014
O PDE-Escola e a produção do consentimento ativo Fabiano Antônio dos Santos Profª. Dra. Eneida Oto Shiroma 2012
 Educação para o Empreendedorismo: implicações epistemológicas, políticas e práticas  Marival Coan  Profª. Dra. Eneida Oto Shiroma  2011
De CEFET a IFET. Cursos superiores de tecnologia no Centro Federal de Educação Tecnológica de Santa Catarina: gênese de uma nova institucionalidade? Luiz Alberto de Azevedo Profª. Dra. Eneida Oto Shiroma 2011
Auto-ajuda e hegemonia: a (con)formação de um homem de novo tipo  Adriana Cláudia Turmina  Profª. Dra. Eneida Oto Shiroma 2012
A Educação ao Longo da Vida: a eterna obsolescência humana Marilda Merência Rodrigues  Profª. Dra. Olinda Evangelista 2008
 Ontologia e Avaliação da Educação Básica no Brasil (1990-2007)  João Batista Zanardini Profª. Dra. Olinda Evangelista 2007
“Sociedade do conhecimento” e Educação superior na década de 1990: Banco Mundial e a produção do desejo irrealizável de Midas Cezar Luiz de Mari Profª. Dra. Olinda Evangelista 2006
Políticas educacionais e ação pedagógica: a relação entre cultura e educação dos povos indígenas no Brasil (1980-2000) Rosângela Faustino Profª. Dra. Olinda Evangelista 2006
Políticas públicas de inclusão: uma análise no campo da educação especial brasileira Rosalba Maria Cardoso Garcia Profª. Dra. Eneida Oto Shiroma 2004
Inserção profissional e condição social: trajetórias de jovens graduados no mercado de trabalho Mariléia Maria da Silva Profª. Dra. Eneida Oto Shiroma 2004
A Reforma da educação profissional no Brasil nos anos noventa Domingos Leite Lima Filho Profª. Dra. Eneida Oto Shiroma 2002
 A reforma da formação inicial dos professores da educação básica nos anos de 1990: desvelando as tessituras da proposta governamental Roselane Fátima Campos Profª. Dra. Eneida Oto Shiroma 2002