Propostas e ações das redes políticas para a reforma da carreira docente no Brasil
O objetivo geral desta pesquisa é estudar as redes de políticas públicas que atuam no campo educacional e analisar sua influência na formulação de políticas para a carreira docente no Brasil. Embora informais, as redes, por meio das atuações de seus membros, constroem e sustentam concepções, definem metas, prioridades, propõem reformas para remodelar as escolas afetam a gestão o trabalho e a carreira docente. Esse olhar sobre o modo de fazer a política pública ressalta as articulações público-privado, estatal e não-estatal, internacional e nacional e apresenta novos elementos a serem considerados nas pesquisas sobre construção da hegemonia e políticas públicas de educação na atualidade. Pretende-se compreender a composição, funcionamento e a gestão de redes políticas em Educação, bem como evidenciar as repercussões de suas propostas sobre o trabalho e carreira docente no Brasil.
Coordenador: Eneida Oto Shiroma
Integrantes: Mara Cristina Schneider; Fabiano Antonio dos Santos; Juliana Faust; Patricia de Souza; Marcia Luzia dos Santos.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – Bolsa / Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Bolsa.