Título |
Autor |
Ano |
Educação Já! a premência do capital educador |
Eneida Oto Shiroma e Olinda Evangelista |
2021 |
Tendências de reorganização da EPT na Agenda 2030: implicações para o trabalho pedagógico. |
Eneida Oto Shiroma |
2021 |
A desestatização da Educação Básica subjacente à noção de ?classe mundial? implicações para o trabalho docente e os professores no Brasil |
Eneida Oto Shiroma |
2019 |
O QUE ALMEJA O ESCOLA SEM PARTIDO?. In: JOCEMARA TRICHES; JOSIMAR LOTTERMANN; ROSELY ZEN CERNY.. (Org.). OS RUMOS DA EDUCAÇÃO E AS CONTRARREFORMAS |
Jéferson Silveira Dantas |
2019 |
O ACASO DAS ESCOLAS PÚBLICAS QUE ATENDEM CRIANÇAS E JOVENS DOS TERRITÓRIOS DO MACIÇO DO MORRO DA CRUZ |
Jéferson Silveira Dantas |
2019 |
Avaliação na Educação básica no Brasil: políticas e contradições |
Eneida Oto Shiroma e João Batista Zanardini |
2018 |
Subsídios teórico-metodológicos para o trabalho com documentos de política educacional: contribuições do marxismo |
Olinda Evangelista e Eneida Oto Shiroma |
2018 |
A REMUNERAÇÃO DOS PROFESSORES DA REDE ESTADUAL DE ENSINO DE EDUCAÇÃO BÁSICA DE SANTA CATARINA: PRECARIZAÇÃO E DESIGUALDADES ENTRE OS DOCENTES |
Marcos Edgar Bassi e G. Vargas |
2018 |
A remuneração dos professores da rede municipal de ensino de Florianópolis |
Marcos Edgar Bassi e G. Vargas |
2018 |
REMUNERAÇÃO DO MAGISTÉRIO PÚBLICO MUNICIPAL DE FLORIANÓPOLIS/SC: IMPLICAÇÕES DO DIREITO FUNDAMENTAL À EDUCAÇÃO DE QUALIDADE SOCIAL |
Marcos Edgar Bassi; Vieira e M.Graça n. Bollmann |
2018 |
Formação Docente em Cursos de Pedagogia: questões em torno da agenda do capital. |
Jocemara Triches |
2017 |
A tragédia docente e suas faces |
Olinda Evangelista; Eneida Oto Shiroma; Maria Helena Michels e Rosalba M.Cardoso Garcia |
2017 |
Disputas conservadoras na política de educação especial na perspectiva inclusiva |
Rosalba M.C.Garcia |
2017 |
A política de formação para professores da Educação Especial: a ironia do discurso. |
Maria Helena Michels e Kamille Vaz |
2017 |
Movimentos sociais e ducação especial: reflexões a partir de um balanço de produção. |
Maria Helena Michels e Marcia S. LEHMKUHL |
2017 |
A formação de professores para a Educação Especial. A Formação de professores de educação especial no Brasil: propostas em questão |
Maria Helena Michels |
2017 |
O escárnio de uma política: a formação para os professores da educação especial. |
Maria Helena Michels e Kamille Vaz |
2017 |
O Estado brasileiro e a educação para alunos com deficiências: a instituição privada no contexto da política de educação inclusiva |
Rosalba M.C.Garcia e Monica C.M.Kassar |
2016 |
Diferenciação na carreira do magistério público de educação básica em Santa Catarina. |
Marcos Edgar Bassi e A.Debovi |
2017 |
Remuneração de professores de escolas públicas de educação básica no Brasil: percursos teórico-metodológicos de pesquisa |
Marcos Edgar Bassi; M. D. Fernandes e R.M. Gemaque |
2016 |
Inclusão-excludente: a politica de progressão continuada na Rede Municipal de Ensino de Florianópolis |
Cristiane M. Silva e Eneida Oto Shiroma |
2016 |
OS PROFESSORES NA AGENDA DO BANCO MUNDIAL PARA A PRÓXIMA DÉCADA |
Eneida Oto Shiroma e Thais M. Cunha |
2016 |
PROFESSOR: A PROFISSÃO QUE PODE MUDAR UM PAÍS? |
Jocemara Triches e Olinda Evangelista |
2014 |
Para além da “inclusão”: crítica às políticas educacionais contemporâneas |
Rosalba M C Garcia |
2014 |
A produção intelectual sobre Educação Especial no Grupo de Estudos sobre Política Educacional e Trabalho |
Rosalba M C Garcia |
2013 |
DEFICIÊNCIA FÍSICA E ESCOLARIZAÇÃO: política educacional e implicações para o processo pedagógico |
Rosalba M C Garcia |
2013 |
O senso comum e a educação em Antonio Gramsci: dimensões singulares da práxis |
Cezar Luiz de Mari e Marlene Grade |
2012 |
Jovem Professor: um forte! |
Jocemara Triches e Olinda Evangelista |
2012 |
A educação especial nos encontros de pesquisa em educação da região sul – ANPED SUL: a pós-graduação e suas interlocuções com a educação básica |
Rosalba M C Garcia |
2012 |
Política Nacional de Educação Especial nos anos 2000: a formação de professores e a hegemonia do modelo especializado |
Rosalba M C Garcia |
2011 |
Conversão das “almas” pela liturgia da palavra: uma análise do discurso do movimento Todos pela Educação |
Eneida Oto Shiroma, Roselane Fátima Campos e Rosalba M C Garcia |
2011 |
Política de educação inclusiva e trabalho pedagógico: uma análise do modelo de educação especial no Brasil |
Rosalba M C Garcia |
2012 |
Quatro teses sobre política de formação de professores |
Eneida Oto Shiroma, Maria Helena Michels e Olinda Evangelista |
2011 |
A educação infantil no contexto pós-reforma: institucionalização e regulação no Brasil e na Argentina |
Roselane F Campos |
2011 |
Redes Sociais e Hegemonia: apontamentos para estudos de política educacional |
Eneida Oto Shiroma. |
2011 |
Pesquisa qualitativa: apontamentos, conceitos e tipologias |
Angela Mara de Barros Lara e Adão Aparecido Molina |
2011 |
As políticas públicas para a infância na Argentina – o caso da cidade de Buenos Aires a partir dos anos de 1990 |
Ângela Mara de Barros Lara |
2011 |
O Papel Educador dos intelectuais na formação ideológica e hegemônica em Gramsci: uma perspectiva de emancipação humana |
Cezar Luiz de Mari |
2011 |
A profissionalização pragmática de professores |
Suze Scalcon |
2011 |
Ensino Fundamental de nove anos: processos locais de regulação e seus efeitos sobre a educação infantil |
Roselane Fátima Campos e R. Silva |
2011 |
Política de educação inclusiva e trabalho pedagógico: uma análise do modelo de educação especial no Brasil |
Rosalba Maria Cardoso Garcia |
2011 |
O conceito de flexibilidade curricular nas políticas públicas de inclusão educacional |
Rosalba Maria Cardoso Garcia |
2011 |
Sentidos da Profissionalização docente |
Olinda Evangelista |
2010 |
De trilhas em trilhas: da afirmação à negação da escola |
Suze Scalcon |
2010 |
Formação docente na política de educação inclusiva: um novo professor para uma nova sociedade? |
Maria Helena Michels |
2010 |
A organização curricular na articulação entre serviço especializado e classe comum: um modelo inclusivo? |
Rosalba Maria Cardoso Garcia e Maria Helena Michels |
2010 |
Performatividade e intensificação: tendências para o sistema de formação docente |
Eneida Oto Shiroma |
2009 |
O pragmatismo e a profissionalização do professor |
Suze Scalcon |
2009 |
Política de educação inclusiva e estratégias curriculares: paradoxos frente à Educação Básica |
Rosalba Maria Cardoso Garcia e Maria Helena Michels |
2009 |
Paradoxo da formação docente na política de educação inclusiva do Estado de Santa Catarina: a perspectiva clínica como sustentação do trabalho escolar |
Maria Helena Michels |
2009 |
Ensino Fundamental de nove anos: continuidade ou ruptura com as políticas de focalização no ensino fundamental? |
Roselane Fátima Campos, R. Campos e E. A. C. Rocha |
2009 |
Sentidos da descentralização nas propostas internacionais para a educação |
Eneida Oto Shiroma |
2009 |
Redes para reconversão docente |
Eneida Oto Shiroma e Olinda Evangelista |
2008 |
Políticas de inclusão e currículo: transformação ou adaptação da escola? |
Rosalba Maria Cardoso Garcia |
2008 |
Pesquisa em Educação na Região Sul: 10 anos de ANPEd Sul. |
Eneida Oto Shiroma e Elisa Quartiero |
2008 |
A categoria trabalho nos textos didáticos utilizados para o ensino de sociologia no ensino médio |
Marival Coan e Paulo Sérgio Tumolo |
2008 |
Práticas de ambiguidade estruturais e a reiteração do modelo médico-psicológico: a formação de professores de educação especial |
Maria Helena Michels |
2008 |
Um enfoque sobre as políticas para a educação especial e algumas referências para a pesquisa nesse campo: apontamentos acerca da relação entre pesquisa e inserção social |
Rosalba Maria Cardoso Garcia |
2008 |
Políticas inclusivas na educação: do global ao local |
Rosalba Maria Cardoso Garcia |
2008 |
Formação de professores no Brasil: limites da reforma implementada nos anos de 1990 |
Roselane Fátima Campos |
2006 |
Publicar ou morrer |
Olinda Evangelista |
2006 |
La resignificación de la democracia escolar mediante el discurso gerencial: liderazgo, gestión democrática y gestión participativa |
Eneida Oto Shiroma e Roselane Fátima Campos |
2006 |
Formação: o víés das políticas de (trans)formação docente para o Século XXI |
Suze Scalcon |
2005 |