Ano |
Título |
Autor |
2022 |
A nova Cepal: projetos de desenvolvimento e o neoestruturalismo na América Latina pós-2008 |
Eneida Oto Shiroma e Bruno A. Olska |
2021 |
Propostas para a educação especial em tempos de pandemia: exclusão escancarada |
Rosalba Maria Cardoso Garcia, Kamille Vaz e
Liliam G. de Barcelos |
2021 |
Educação e Inclusão: equidade e aprendizagem como estratégias do capital |
Maria Helena Michels e
Rosalba Maria Cardoso Garcia |
2021 |
A Constituição do Público-Alvo na Política de Educação Especial Brasileira: Movimentos e Disputas no Interior do Estado Integral |
Rosalba Maria Cardoso Garcia e
Liliam G. de Barcelos |
2020 |
Determinantes das políticas educacionais no Brasil contemporâneo: risco à democracia? |
Rosalba Maria Cardoso Garcia |
2020 |
Políticas públicas em educação especial em tempos de ditadura: uma análise sobre a concepção de deficiência no Brasil no período 1973-1985 |
Roseli Terezinha Kuhnen e Rosalba M.C. Garcia
|
2020 |
Redes, experts e a internacionalização de políticas educacionais |
Eneida Oto Shiroma |
2020 |
Trabalho e Educação na agenda do Banco Mundial para juventude brasileira |
Luiz Henrique Fernandes dos Reis e Eneida Shiroma |
2020 |
Estado e gerenciamento da educação para o desenvolvimento sustentável: recomendações do capital expressas na Agenda 2030 |
Eneida Oto Shiroma e Isaura Mônica Zanardini
|
2020 |
Reconhecimento de Saberes e Competências: gênese e repercussões sobre o trabalho e a carreira docentes |
Ecléa Vanessa Canei Baccin e Eneida Shiroma |
2020 |
Contribuições para um Balanço do Fundeb: redistribuição dos recursos, despesas com remuneração e vínculo de trabalho docente |
Marcos Bassi et al. |
2020 |
A articulação da nova direita no Brasil e seus impactos na educação pública |
Jéferson Silveira Dantas |
2020 |
As Ciências Humanas, a Base Nacional Comum Curricular e a Reforma do Ensino Médio: disputas epistemológicas em tempos de ultraconservadorismo |
Jéferson Silveira Dantas |
2019 |
Resultados das políticas de valorização do magistério público em Santa Catarina |
Marcos Bassi e Maria da Graça N. Bollmann |
2019 |
Plano de Cargos, Carreira e Remuneração do Magistério Público Estadual do Acre: a configuração da carreira dos professores |
Marcos Edgar Bassi e P.S. Vercosa |
2019 |
Remuneração de Professores da Educação Básica em Tempos de FUNDEB, PSPN e PNE 2014-2024 |
Marcos Bassi, M.D. E. FERNANDES; R. M.G.ROLIM |
2019 |
Políticas de Educação Especial no Chile (2005 – 2015): Continuidades e Mudanças |
Rosalba M.C. Garcia e Verónica López
|
2019 |
O projeto de educação do Banco Interamericano de Desenvolvimento |
Mariano Melgarejo e Eneida Oto Shiroma |
2019 |
Mapeamento de grupos de trabalho e educação: temas de pesquisa e Intercrítica |
Mariléia Maria da Silva, Eneida Oto Shiroma e Domingos Leite Lima Filho |
2019 |
O caráter histórico da pesquisa em educação |
Olinda Evangelista e Eneida Oto Shiroma |
2019 |
A Base Nacional Comum Curricular e seus impactos no trabalho e na formação docente das escolas públicas da educação básica |
Jéferson Silveira Dantas |
2019 |
A correção de fluxo na proposta pedagógica da rede municipal de ensino de Paulo Lopes/SC |
Jéferson Silveira Dantas e Karolina R.Silva |
2018 |
O Estado como cliente: interesses empresariais na coprodução da inspeção escolar |
Eneida Oto Shiroma |
2018 |
Política de educação especial e currículo: disputas sobre natureza, perspectiva e enfoque |
Rosalba M. C. Garcia e Maria Helena Michels |
2018 |
O Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Florianópolis: a invisibilidade do tema educação |
Maria Helena Michels e Priscilla G. Lima
|
2018 |
A memória social em disputa: os discursos empresariais jornalísticos em tempos de contrarreformas |
Jéferson Silveira Dantas e Jeana D. Santos |
2018 |
Política de valorização do magistério público: a bonificação na rede de ensino estadual do Acre |
Marcos Edgar Bassi e P.S. Vercosa |
2018 |
‘Atordoado eu permaneço atento’ |
Marcos Bassi, M.D. E. FERNANDES; R. M.G.ROLIM |
2017 |
Docência, gestão e pesquisa nas diretrizes curriculares nacionais para o curso de pedagogia |
Jocemara Triches e Olinda Evangelista |
2017 |
De pesquisador para pesquisador: a produção de conhecimento sobre política educacional e gestão na Anped-sul (1998-2014) |
Jocemara Triches; Olinda Evangelista e Kamille Vaz
|
2017 |
Evaluation, Language, and Untranslatables |
Peter Dahler-Larsen, Tineke Abma, María Bustelo, Roxana Irimia, Sonja Kosunen, Iryna Kravchuk, Elena Minina, Christina Segerholm, Eneida Shiroma, Nicoletta Stame, Charlie Kabanga Tshali |
2017 |
O ensino médio em disputa: a perspectiva política e ideológica da Folha de S. Paulo |
Jéferson Dantas |
2017 |
OS 20 ANOS DA LDBEN (1996-2016): LIMITES E DESAFIOS NA ATUAL CONJUNTURA POLÍTICA E SOCIAL DO BRASIL |
Jéferson Dantas |
2017 |
Os cadernos formativos do PNEM e suas implicações na configuração curricular do ensino médio para a juventude brasileira |
Jéferson Dantas |
2017 |
O financiamento da educação básica no estado do Acre/Br: um estudo da vinculação da receita de impostos |
Marcos Edgar Bassi, Pelegrino Santos Verçosa |
2017 |
DE PESQUISADOR PARA PESQUISADOR: A PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO SOBRE POLÍTICA EDUCACIONAL E GESTÃO NA ANPEd-SUL (1998-2014) |
Olinda Evangelista, Jocemara Triches, Kamille Vaz |
2017 |
Professor temporário: um passageiro permanente na Educação Básica brasileira |
Allan Kenji Seki, Artur Gomes de Souza, Filipe Anselmo Gomes, Olinda Evangelista |
2017 |
O BID e a agenda do capital na Rede Municipal de Educação de Florianópolis |
Allan Kenji Seki, Hellen Balbinotti Costa, Mariano Moura Melgarejo, Olinda Evangelista |
2017 |
Docência, gestão e pesquisa nas diretrizes curriculares nacionais para o curso de pedagogia |
Olinda Evangelista, Jocemara Triches |
2017 |
A formação docente superior Hegemonia do capital no Brasil. |
Allan Kenji Seki, Artur Souza, Olinda Evangelista |
2016 |
Reforma universitária no Governo Lula: o que queriam os industriais? |
Allan Kenji Seki, Olinda Evangelista |
2016 |
Educação especial na perspectiva inclusiva: determinantes econômicos e políticos |
Rosalba Maria Cardoso Garcia |
2016 |
DESAFIOS, TRAJETÓRIAS E PERSPECTIVAS PARA A ESCOLARIZAÇÃO EM TEMPO INTEGRAL |
Jéferson Silveira Dantas, Juares da Silva Thiesen |
2016 |
The emergence of quality assessment in Brazilian basic education |
Eneida Shiroma; Jaakko Kauko; Vera Centeno; Helena Candido e A. Klutas |
2016 |
Rede Municipal de Ensino de Florianópolis: financiamento e condições de qualidade |
Marcos Edgar Bassi |
2016 |
Vencimento dos professores no contexto das finanças públicas do Paraná e de Santa Catarina, Brasil |
Marcos Edgar Bassi e Andreia Gouveia |
2016 |
O piso salarial profissional nacional, a política de fundos e o vencimento dos profissionais do magistério público estadual de educação básica de Santa Catarina |
Marcos Edgar Bassi e M. G. Bollmann |
2015 |
A POLÍTICA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL PARA ATENDER ALUNOS DA EDUCAÇÃO ESPECIAL |
Maria Helena Michels, Márcia de Souza Lehmkuhl |
2015 |
Em nome da qualidade: construindo estandares para o gerenciamento de professores |
Eneida Shiroma e Anibal Brito Neto |
2015 |
O ESTADO COMO CLIENTE: INTERESSES EMPRESARIAIS NA COPRODUÇÃO DA INSPEÇÃO ESCOLAR |
Eneida Oto Shiroma |
2015 |
O modelo curricular da lei 5.692/1971 durante a ditadura militar para o curso de magistério e suas implicações na formação docente no Brasil e em Santa Catarina |
Jéferson Dantas |
2015 |
O ideário da escola cidadã no âmbito das práticas pedagógicas de uma escola pública da periferia de Florianópolis/SC |
Jéferson Dantas e Aline Carrijo |
2015 |
Modelos de formação do professor de Educação Especial: estratégias de consolidação da política educacional |
Rosalba M.C.Garcia e Kamille Vaz |
2015 |
A política de formação de professores do ensino fundamental para atender alunos da Educação Especial. Educação e Fronteiras |
Maria Helena Miches e Márcia LEHMKUHL |
2015 |
FORMAÇÃO HUMANA OU PRODUÇÃO DE RESULTADOS? TRABALHO DOCENTE NA ENCRUZILHADA |
Eneida Oto Shiroma e Olinda Evangelista |
2015 |
PROFESSOR(A): A PROFISSÃO QUE PODE MUDAR UM PAÍS? |
Olinda Evangelista e Jocemara Triches |
2015 |
Comissão de Educação do Fórum do Maciço – Uma experiência em escolas de Florianópolis/SC |
Jéferson Dantas |
2015 |
Paulo Meksenas e a herança do pensamento moderno |
Jéferson Dantas |
2015 |
O precariado |
Jéferson Dantas |
2014 |
ESTADO, CAPITAL E EDUCAÇÃO: REFLEXÕES SOBRE HEGEMONIA E REDES DE GOVERNANÇA |
Olinda Evangelista e Eneida Oto Shiroma |
2014 |
Networks in action: new actors and practices in education policy in Brazil |
Eneida Oto Shiroma |
2014 |
Sistema Educacional Inclusivo: conceito e implicações na política educacional brasileira |
Maria H. Michels e Rosalba M. Cardoso Garcia |
2014 |
Educação Especial nas políticas de inclusão: uma análise do Plano Nacional de Educação |
Maria H. Michels e Rosalba M. Cardoso Garcia |
2014 |
“Se você não mudar, morrerá”: a (con)formação de um trabalhador de novo tipo no discurso de autoajuda |
Adriana Cláudia Turmina e Eneida Oto Shiroma |
2013 |
AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DOCENTE: CONTRADIÇÕES DA POLÍTICA -PARA POUCOS – NA ERA DO – PARA TODOS |
Eneida Oto Shiroma e Mara Cristina Schneider |
2013 |
Política de educação especial na perspectiva inclusiva e a formação docente no Brasil |
Rosalba Maria Cardoso Garcia |
2012 |
O caráter conservador da perspectiva inclusiva na Educação Especial: as salas multimeios na Rede Municipal de Florianópolis |
Maria Helena Michels, Rosalba Maria Cardoso Garcia e Maria Sylvia Cardoso Carneiro |
2012 |
‘Política pequena’ para as crianças pequenas?: Experiências e desafios no atendimento das crianças de 0 a 3 anos na América Latina |
Roselane Fátima Campos |
2012 |
As políticas públicas para educação profissional e tecnológica: sucessivas reformas para atender a quem? |
Luiz Alberto Azevedo, Eneida Oto Shiroma e Marival Coan |
2012 |
Curso de Pedagogia, Organizações Multilaterais e o superprofessor |
Jocemara Triches e Olinda Evangelista |
2012 |
Responsabilização e orientação para os resultados: prioridades do PDE escola |
Fabiano A. Santos e Eneida Oto Shiroma |
2011 |
O que há de novo na formação de professores para a Educação Especial? |
Maria Helena Michels |
2011 |
Universidade, Conhecimento e Cidadania |
Cezar Luiz de Mari e Marlene Grade |
2011 |
Educação Infantil: políticas e identidade |
Roselane Fátima Campos |
2011 |
Entrevista com Lucia Neves – A nova pedagogia da hegemonia no Brasil |
Olinda Evangelista e Eneida Oto Shiroma |
2011 |
A política de educação especial no Brasil (1991-2011): uma análise da produção do GT15 – Educação Especial da ANPEd |
Maria Helena Michels e Rosalba Maria Cardoso Garcia. |
2011 |
Um novo humanismo na educação: significados e implicações |
Marilda Merência Rodrigues |
2011 |
Professores em exame: reflexões sobre políticas de avaliação docente |
Eneida Oto Shiroma; Mara Cristina Schneider |
2011 |
A formação do professor-gestor nas políticas de profissionalização |
Eneida Oto Shiroma |
2011 |
Jovens Pobres no Município de Florianópolis: Trabalho, Qualificação e Precariedade |
Mariléia Maria da Silva e Elisa M Quartiero |
2011 |
Trabalho docente na Educação Profissional e Tecnológica e no PROEJA |
Eneida Oto Shiroma; Domingos Leite Lima Filho |
2011 |
Avaliação e responsabilização pelos resultados: atualizações nas formas de gestão de professores |
Eneida Oto Shiroma e Olinda Evangelista |
2010 |
Redes de relações sociais e acesso ao emprego entre jovens: o discurso da meritocracia em questão |
Mariléia Maria da Silva |
2010 |
Experiências coletivas populares: práticas sociais nascidas nas periferias |
Marlene Grade e Cezar Luiz de Mari |
2010 |
Reformas da educação superior: banco mundial, conhecimento e consensos ativos |
Cezar Luiz de Mari e Marlene Grade |
2010 |
Redes de relações sociais e acesso ao emprego entre os jovens: o discurso da meritocracia em questão |
Mariléia Maria da Silva |
2010 |
Estratégias de sobrevivência: bolsa de iniciação científica, desemprego e precarização do trabalho entre os jovens |
Mariléia Maria da Silva |
2010 |
Educação Infantil: concepções, políticas e desafios |
Roselane Fátima Campos |
2009 |
Literatura de autoajuda: um olhar sobre as relações de trabalho |
Adriana Cláudia Turmina |
2009 |
A Educação Especial no âmbito da política de fundos no financiamento da educação |
Luciane Viegas e Marcos Edgar Bassi |
2009 |
A educação das famílias pobres como estratégia política para o atendimento das crianças de 0-3 anos: uma análise do programa família brasileira fortalecida |
Roselane Fátima Campos e Rosânia Campos |
2009 |
Estratégias da formação humana para o consenso |
Cezar Luiz de Mari e Marlene Grade |
2009 |
A espacialização conceitual na obra de Georg Wilhelm Friedrich Hegel |
Cezar Luiz de Mari |
2009 |
A educação das famílias pobres como estratégia política para o atendimento das crianças de 0 a 3 anos: uma análise do Programa Família Brasileira Fortalecida |
Roselane Fátima Campos e Rosânia Campos |
2009 |
A inserção Profissional dos Jovens em tempos de Inovação Tecnológica e Organizacional |
Mariléia Maria da Silva |
2009 |
Docência, gestão e pesquisa nas diretrizes curriculares |
Olinda Evangelista e Jocemara Triches |
2009 |
A noção de Educação ao longo da vida como eixo orientador das políticas de educação para jovens e adultos |
Marilda Merência Rodrigues |
2008 |
O Pragmatismo epistemológico e a formação do professor |
Suze Scalcon |
2008 |
O pragmatismo e o trabalho docente profissionalizado |
Suze Scalcon |
2008 |
Certificação e gestão de professores |
Eneida Oto Shiroma; Mara Cristina Schneider |
2008 |
Formação de professores e militantes culturais: uma reflexão teórica a partir das atividades curriculares nas áreas de reforma agrária |
Celi N. Z. Taffarel; Mara C. Schneider; Sandra M. G. e S. Nonato |
2008 |
Educação superior e sociedade do conhecimento: entre as orientações econômicas e pedagógicas do Banco Mundial na década de 1990 |
Cezar Luiz de Mari |
2008 |
Conhecimento e Diretrizes Curriculares para o curso de Pedagogia |
Olinda Evangelista |
2008 |
Formar para o mercado de trabalho: a retórica da competência e competitividade nos cursos de graduação |
Mariléia Maria da Silva |
2008 |
A educação das crianças pequenas como estratégia para o alívio da pobreza |
Roselane Fátima Campos e Rosânia Campos |
2007 |
Reflexões teórico-metodológicas acerca das políticas para a educação especial no contexto educacional brasileiro |
Rosalba Maria Cardoso Garcia |
2007 |
Professor: protagonista e obstáculo da reforma |
Olinda Evangelista e Eneida Shiroma |
2007 |
A proposta de inclusão escolar e a formação de professores no Brasil |
Maria Helena Michels e Rosalba Maria Cardoso Garcia |
2007 |
Políticas de Educação a Distância: democratização ou canto da sereia? |
Julia Malanchen |
2006 |
Gestão, formação docente e inclusão: eixos da reforma educacional brasileira que atribuem contornos à organização escolar |
Maria Helena Michels |
2006 |
Educação ao Longo da Vida: a instituição de um novo paradigma de sistema educacional e a eterna obsolescência humana |
Marilda Merência Rodrigues |
2006 |
Políticas para a Educação Especial e as formas organizativas do trabalho pedagógico |
Rosalba Maria Cardoso Garcia |
2006 |
Ensino de História, Didática da História, Educação Histórica: alguns dados de pesquisa (2000-2005) |
Olinda Evangelista e Jocemara Triches |
2006 |
Educação para o alívio da pobreza: novo tópico na agenda global |
Olinda Evangelista e Eneida Shiroma |
2005 |
Decifrar textos para compreender a política: subsídios teórico-metodológicos para análise de documentos |
Eneida Oto Shiroma, Roselane Fátima Campos e Rosalba Maria Cardoso Garcia |
2005 |
Paradoxos da formação de professores para a Educação Especial: o currículo como expressão da reiteração do modelo médico-psicológico |
Maria Helena Michels |
2005 |
Entrevista – Governação global e diretrizes internacionais para a educação |
Olinda Evangelista |