Natureza |
Título |
Autor(a) |
Orientador(a) |
Ano |
Tese |
As estratégias de privatização do fundo público na rede municipal de ensino público de Florianópolis (2007 – 2020) |
Alex Sandro Batista dos Santos |
Marcos Edgar Bassi |
2023 |
Tese |
O processo de plataformização do trabalho do intérprete de LIBRAS: relações entre condições de trabalho e digitalização |
Venicios Cassiano Linden |
Rosalba Maria Cardoso Garcia |
2023 |
Tese |
A rede de avaliação em larga escala como uma das expressões da escalada da burguesia sobre a educação pública brasileira |
Thiago Salgado Vaz de Lima |
Eneida Oto Shiroma |
2023 |
Dissertação |
Conservadorismo persistente na Educação Especial: a organização do trabalho dos professores em redes públicas no Sul do Brasil
|
Lívia Rezende Girardi |
Rosalba Maria Cardoso Garcia |
2023 |
Dissertação |
Desenvolvimento Sustentável: mantra do capital para a redenção de um sistema insustentável |
Thais Marcelino Cunha |
Eneida Oto Shiroma |
2023 |
Teses |
Trabalho pedagógico da Educação Especial: expressões de conformismos e resistências no atendimento educacional especializado na educação escolar |
Vanir Peixer Lorenzini |
Rosalba Maria Cardoso Garcia |
2022 |
Dissertação |
A conformação de uma nova sociabilidade: Competências Socioemocionais nas concepções do Banco Interamericano do Desenvolvimento |
Ana Aparecida Zandoná |
Eneida Oto Shiroma |
2022 |
Dissertação |
As Organizações Sociais ne educação infantil em Florianópolis/SC (2018-2022): luta de classes e resistência á privatização |
Eduardo Bernardes Geremias |
Marcos Edgar Bassi |
2022 |
Dissertação |
A concepção de aprendizagem escolar na política de educação especial na perspectiva da educação inclusiva no Brasil (2008-2016) |
Ruth Mary Pereira dos Santos |
Rosalba Maria Cardoso Garcia |
2022 |
Dissertação |
“Parcerias público-privadas” na gestão educacional: o caráter fetichista das cisões na literatura acadêmica |
Patricia Muryell Guimarães Colletto |
Marcos Edgar Bassi |
2022 |
Dissertação |
O trabalho educativo do atendimento educacional especializado na educação infantil |
Katia Cilene de Sousa |
Rosalba Maria Cardoso Garcia |
2021 |
Dissertação |
A Agenda 2030 para a educação: O fundo público a serviço do capital |
Patricia de Souza |
Eneida Oto Shiroma |
2021 |
Dissertação |
Considerações sobre a contribuição de Mészáros à teoria marxista do Estado: entre tecituras categoriais e as tramas reais |
André Eitti Ogawa |
Rosalba Maria Cardoso Garcia |
2021 |
Dissertação |
A ampliação do mercado de soluções para educação: o capital em busca do Santo Graal |
Ligia Cristina Poffo Lima |
Eneida Oto Shiroma |
2021 |
Tese |
A inovação como rota do projeto formativo do Instituto Federal de Santa Catarina |
Mariana de Fátima Guerino |
Eneida Oto Shiroma |
2020 |
Tese |
O acordo do Banco Interamericano de Desenvolvimento e a Prefeitura Municipal de Florianópolis: o monitoramento da qualidade da educação e a formação continuada – implicações para a docência na Educação Infantil |
Marlise Oestreich |
Marcos Bassi |
2020 |
Dissertação |
Juventude Ltda.: a ideologia do empreendedorismo na formação dos jovens do século XXI |
Luiz Henrique Fernandes dos Reis |
Eneida Oto Shiroma |
2019 |
Dissertação |
Disputas pelos rumos da educação de Santa Catarina: o Conselho Estadual de Educação sob a pauta da OCDE |
Fernanda Denise Siems |
Marcos Edgar Bassi |
2019 |
Dissertação |
Política de carreira e remuneração dos profissionais do magistério da rede municipal de ensino de Florianópolis (2010-2018) |
Karen Martins |
Marcos Edgar Bassi |
2019 |
Dissertação |
Disputas pela constituição do público alvo da educação especial nas políticas educacionais no Brasil. |
Líliam G. de Barcelos |
Rosalba Maria Cardoso Garcia |
2019 |
Dissertação |
Segundo professor de turma na política de educação especial de Santa Catarina: processo de (des) regulamentação e projeto de (de/con) formação certificada pelo mercado |
Marília Daniela Tessarin Watashi |
Rosalba Maria Cardoso Garcia |
2019 |
Tese |
Reconhecimento de Saberes e Competências no Ensino Básico, Técnico e Tecnológico: impactos sobre a carreira e o trabalho docente |
Eclea Vanessa Canei Baccin |
Eneida Oto Shiroma |
2018 |
Tese |
Política Desigual e Combinada para a construção de standards docentes: governança educacional para o atendimento das demandas do imperialismo hegemônico global |
Eliane do Socorro de Souza Aguiar Brito |
Rosalba Maria Cardoso Garcia |
2018 |
Tese |
Política Nacional de Formação de Professores no Brasil (2003-2016) como expressão da governança global |
Anibal Correia Brito Neto |
Eneida Oto Shiroma |
2018 |
Dissertação |
A implantação do programa “Se Liga” do Instituto Ayrton Senna na proposta pedagógica da rede municipal de ensino de Paulo Lopes/SC |
Karoline Rosa |
Jéferson Dantas |
2017 |
Dissertação |
A agenda do BID para a educação: um estudo do acordo com a Rede Municipal de Educação de Florianópolis |
Mariano Melgarejo |
Eneida Oto Shiroma |
2017 |
Dissertação |
A política educacional do Sistema Penitenciário Catarinense: o direito (ao acesso) à Educação no contexto da prisão |
Marcia Anita Donzelli |
Jéferson Dantas |
2017 |
Tese |
A inserção de grupos privados de ensino no sistema educacional público: a educação sob o controle do empresariado |
Analeia Domingues |
Rosalba Maria Cardoso Garcia |
2017 |
Tese |
O PROJETO DE PROFESSOR PARA A EDUCAÇÃO ESPECIAL: DEMANDAS DO CAPITAL PARA A ESCOLA PÚBLICA NO SÉCULO XXI |
Kamille Vaz |
Rosalba Maria Cardoso Garcia |
2017 |
Tese |
A concepção de deficiência na política de Educação Especial brasileira (1973-2014) |
Roseli Terezinha Kuhnen |
Rosalba Maria Cardoso Garcia |
2016 |
Tese |
A internalização da agenda do capital em cursos de pedagogia de universidade federais (2006-2015) |
Jocemara Triches |
Olinda Evangelista |
2016 |
Tese |
As universidades federais e a estratégia democrático-popular: heteronomia a serviço do capital
(2003-2010) |
Fernando Silva dos Santos |
Olinda Evangelista |
2016 |
Dissertação |
O Programa Mulheres Mil: uma análise no campo das políticas de inclusão |
Juliana de Souza Augustin Pereira |
Rosalba Maria Cardoso Garcia |
2015 |
Dissertação |
Plano de Desenvolvimento da Escola Interativo: expressão da nova gestão pública na Educação Básica |
Fabrício Zimmermann Souza |
Eneida Oto Shiroma |
2015 |
Dissertação |
A educação do campo e sua normatização como política pública: uma demanda dos trabalhadores ressignificada pelo Estado |
Fabiana Fátima Cherobin |
Eneida Oto Shiroma |
2015 |
Dissertação |
Propostas internacionais para a carreira docente: repercussões nas políticas nacionais e resistências locais |
Juliana Matias Fausto |
Eneida Oto Shiroma |
2015 |
Dissertação |
A formação docente no projeto político do Banco Mundial (2000-2014) |
Aline Inácio Decker |
Olinda Evangelista |
2015 |
Dissertação |
A “Crise” das Instituições Comunitárias de Ensino Superior da Associação Catarinense das Fundações Educacionais |
Adalberto Teodósio Tabapalipa |
Olinda Evangelista |
2015 |
Dissertação |
A Formação do Segundo Professor de Turma do Estado de Santa Catarina |
Bárbara Karolina Araújo |
Rosalba Maria Cardoso Garcia |
2015 |
Dissertação |
Programa Educação Integral: escolarização ou custódia? |
Karine de Sousa Leandro |
Maria Helena Michels |
2014 |
Dissertação |
Exclusão velada e interiorizada na escola: uma análise da política de progressão continuada na rede municipal de ensino de Florianópolis |
Cristiane Moraes da Silva |
Maria Helena Michels |
2014 |
Dissertação |
Assistência Estudantil na Universidade Federal de Santa Catarina: Uma análise inicual do programa bolsa estudantil |
Franciele Stolf |
Roselane Fátima Campos |
2014 |
Dissertação |
Política de remuneração e carreira dos professores da rede estadual de ensino de Santa Catarina (2011-2014): a parcialidade na implementação do piso nacional e a (des)valorização docente |
Jéssica Ignácio de Souza |
Rosalba Maria Cardoso Garcia |
2014 |
Dissertação |
Programa Reuni: ampliação do acesso ao ensino superior? |
Claudemir Osmar da Silva |
Olinda Evangelista |
2014 |
Dissertação |
O Capital e as universidades federais no governo Lula: o que querem os industriais? |
Allan Kenji Seki |
Olinda Evangelista |
2014 |
Dissertação |
Fábrica de professores em nível superior: A universidade aberta do Brasil (2003-2014) |
Aline de Souza Mandeli |
Olinda Evangelista |
2014 |
Dissertação |
O sistema apostilado no ensino fundamental da rede pública municipal de Florianópolis |
Aldani Sionei de Andrade Frutuoso |
Rosalba Maria Cardoso Garcia |
2014 |
Tese |
Avaliação docente no Brasil e em Portugal: analise das políticas e dos obstáculos políticos |
Mara Cristina Schneider |
Eneida Oto Shiroma |
2014 |
Dissertação |
O professor de Educação Especial nas políticas de perspectiva inclusiva no Brasil: concepções em disputa |
Kamille Vaz |
Rosalba Maria Cardoso Garcia |
2013 |
Dissertação |
A política de Educação Especial nos estados do Paraná e de Santa Catarina: diferentes mas não divergentes |
Ivanildo Sachinski |
Maria Helena Michels e Rosalba Mª Cardoso Garcia |
2013 |
Dissertação |
Trabalho docente e política de Educação Especial de Santa Catarina: um estudo acerca do professor titular e do segundo professor de turma na classe comum com matrícula de alunos da Educação Especial |
Rita de Cássia Kleber |
Rosalba Maria Cardoso Garcia |
2013 |
Dissertação |
Educação, programa bolsa família e alívio à pobreza: o cinismo instituído |
Joana d’Arc Vaz |
Olinda Evangelista |
2013 |
Dissertação |
Intensificação do trabalho docente: contradições da política de economizar professor |
Marcia Luzia dos Santos |
Eneida Oto Shiroma e
Maria Helena Michels |
2013 |
Dissertação |
Formação inicial do professor de Educação de Jovens e Adultos: projeto para o futuro? |
Lêda Letro Ribeiro |
Olinda Evangelista |
2013 |
Dissertação |
A avaliação nas escolas públicas municipais de Florianópolis: avaliar para regular |
Rosilene Amorim dos Anjos |
Maria Helena Michels |
2013 |
Dissertação |
A Função da escola e o papel do Professor no Programa Mais Educação (2007-2012) |
Viviane Silva da Rosa |
Olinda Evangelista |
2013 |
Dissertação |
Do berço ao túmulo: a estratégia de educação ao longo da vida na educação de jovens e adultos para a sociabilidade capitalista |
Gabriel Serena Davila |
Olinda Evangelista |
2012 |
Tese |
O PDE-Escola e a produção do consentimento ativo |
Fabiano Antônio dos Santos |
Eneida Oto Shiroma |
2012 |
Tese |
Auto-ajuda e hegemonia: a (con)formação de um homem de novo tipo |
Adriana Cláudia Turmina |
Eneida Oto Shiroma |
2012 |
Dissertação |
Política educacional, trabalho docente e alunos da modalidade educação especial : um estudo nos anos iniciais do ensino fundamental |
Dayana Valéria Folster Antonio Schreiber |
Rosalba Maria Cardoso Garcia |
2012 |
Dissertação |
O caráter humanitário da formação dos sujeitos da educação especial no Instituto Federal de Santa Catarina. |
Júlia Rech |
Maria Helena Michels |
2012 |
Dissertação |
A relação público-privado na Educação Infantil |
Geovani Zarpelon |
Roselane Fátima Campos |
2011 |
Dissertação |
Educação Especial e formação de professores em Santa Catarina: vertentes médico-pedagógica e psicopedagógica como base da formação continuada |
Marcia de Souza Lehmkuhl |
Maria Helena Michels |
2011 |
Dissertação |
Análise da politica do Estado de Santa Catarina para a Educação Especial por intermédio dos serviços: o velho travestido de novo? |
Simone de Mamann Ferreiro |
Maria Helena Michels |
2011 |
Dissertação |
Fundamentos psicológicos na organização da Educação Infantil e da Educação Especial na Rede Municipal de Florianópolis (2000-2010) |
Roseli Terezinha Kuhnen |
Rosalba Maria Cardoso Garcia |
2011 |
Dissertação |
O profissional de apoio na rede regular de ensino: a precarização do trabalho com os alunos da Educação Especial |
Sílvia Maria Martins |
Rosalba Maria Cardoso Garcia |
2011 |
Tese |
De CEFET a IFET. Cursos superiores de tecnologia no Centro Federal de Educação Tecnológica de Santa Catarina: gênese de uma nova institucionalidade? |
Luiz Alberto de Azevedo |
Eneida Oto Shiroma |
2011 |
Dissertação |
Rede Kipus e formação docente na América Latina e Caribe – do protagonismo à subordinação |
Mari Celma M Alves |
Olinda Evangelista |
2011 |
Tese |
Educação para o Empreendedorismo: implicações epistemológicas, políticas e práticas |
Marival Coan |
Eneida Oto Shiroma |
2011 |
Dissertação |
Programa Incluir (2005-2009): uma iniciativa governamental da Educação Especial na Educação Superior |
Bianca Costa Silva de Souza |
Rosalba Maria Cardoso Garcia |
2010 |
Dissertação |
As políticas de Educação Inclusiva para a Educação Infantil no Brasil – anos 2000 |
Graziela Maria Beretta López |
Rosalba Maria Cardoso Garcia |
2010 |
Dissertação |
Educação pública como nicho de investimento social privado |
Kátia de Carvalho Lopes |
Eneida Oto Shiroma |
2010 |
Dissertação |
O FUNDEF e o tribunal de contas do Estado de Santa Catarina: rupturas e intersecções |
Patrícia Byanca Furtado |
Olinda Evangelista |
2010 |
Dissertação |
A ação do Instituto Ayrton Senna na Rede Municipal de Educação de Joinville (2001-2008): subordinação da escola pública a princípios e métodos da gestão empresarial |
Luana Bergmann Soares |
Roselane Fátima Campos |
2010 |
Dissertação |
A oferta de serviços de educação especial no município de Braço do Norte -SC |
Cleia Demétrio Pereira |
Maria Helena Michels |
2010 |
Dissertação |
Fundamentos teóricos do Curso de Aperfeiçoamento de professores para o atendimento educacional especializado (2007): novos referenciais? |
Fabíola Borowsky |
Maria Helena Michels |
2010 |
Dissertação |
Organizações multilaterais e curso de pedagogia: a construção de um consenso em torno da formação de professores |
Jocemara Triches |
Olinda Evangelista |
2010 |
Dissertação |
Certificação de professores: contradições de uma política |
Mara Cristina Schneider |
Eneida Oto Shiroma |
2009 |
Dissertação |
A transição do financiamento das creches conveniadas em Florianópolis: entre o FUNDEB e a focalização |
Thaisa Neiverth |
Olinda Evangelista |
2009 |
Tese |
A Educação ao Longo da Vida: a eterna obsolescência humana |
Marilda Merência Rodrigues |
Olinda Evangelista |
2008 |
Dissertação |
O ideário gerencial no trabalho do diretor escolar: concepções, contradições e resistência |
Alcilea Medeiros Cardoso |
Eneida Oto Shiroma |
2008 |
Dissertação |
O Colégio de Aplicação da UFSC e a Politica de inclusão escolar de alunos com Necessidades educacionais especiais: entre o formal e o pedagógico |
Mariza Konradt de Campos |
Maria Helena Michels |
2008 |
Dissertação |
Diretrizes Curriculares para o curso de Pedagogia: pedagogo, docente ou professor? |
Suzane da Rocha Vieira |
Olinda Evangelista |
2007 |
Tese |
Ontologia e Avaliação da Educação Básica no Brasil (1990-2007) |
João Batista Zanardini |
Olinda Evangelista |
2007 |
Dissertação |
As políticas de formação inicial a distância de professores no Brasil: democratização ou mistificação? |
Julia Malanchen |
Olinda Evangelista |
2007 |
Dissertação |
Formação de trabalhadores da saúde sob a égide da produtividade |
Carla Daniele Straub |
Eneida Oto Shiroma |
2007 |
Tese |
“Sociedade do conhecimento” e Educação superior na década de 1990: Banco Mundial e a produção do desejo irrealizável de Midas |
Cezar Luiz de Mari |
Olinda Evangelista |
2006 |
Tese |
Políticas educacionais e ação pedagógica: a relação entre cultura e educação dos povos indígenas no Brasil (1980-2000) |
Rosângela Faustino |
Olinda Evangelista |
2006 |
Dissertação |
Professores e gestão escolar no contexto da reforma do ensino médio: gerenciamento estatal da educação e a precarização do trabalho docente em Santa Catarina |
Luciano Daudt da Rocha |
Eneida Oto Shiroma |
2006 |
Dissertação |
Políticas do Banco Mundial para a educação básica moçambicana (1985-2000) |
Augusto Jone Luis |
Olinda Evangelista |
2005 |
Dissertação |
Propostas de reformulação da educação profissional do SENAI e SENAC para o século XXI |
Maria Teodora Jesus Silva |
Eneida Oto Shiroma |
2005 |
Dissertação |
A reforma da Educação Profissional no CEFET-AM: um olhar sobre a gestão dos trabalhadores |
Eliane Maquiné de Amorim |
Eneida Oto Shiroma |
2004 |
Tese |
Políticas públicas de inclusão: uma análise no campo da educação especial brasileira |
Rosalba Maria Cardoso Garcia |
Eneida Oto Shiroma |
2004 |
Tese |
Inserção profissional e condição social: trajetórias de jovens graduados no mercado de trabalho |
Mariléia Maria da Silva |
Eneida Oto Shiroma |
2004 |
Tese |
A Reforma da educação profissional no Brasil nos anos noventa |
Domingos Leite Lima Filho |
Eneida Oto Shiroma |
2002 |
Tese |
A reforma da formação inicial dos professores da educação básica nos anos de 1990: desvelando as tessituras da proposta governamental |
Roselane Fátima Campos |
Eneida Oto Shiroma |
2002 |
Dissertação |
Sexualidade como tema transversal: a estruturação da educação sexual nos parâmetros curriculares nacionais |
Ramiro Marinho Costa |
Olinda Evangelista |
2001 |
Dissertação |
Caminhos da exclusão: o portador de necessidades especiais na política educacional nos anos 90 |
Maria Helena Michels |
Olinda Evangelista e José Geraldo Silveira Bueno |
2000 |
Dissertação |
A reforma universitária brasileira dos anos 90: projetos em disputa |
Francisco Jacob Paiva da Silva |
Eneida Oto Shiroma |
1999 |
Dissertação |
Falando e Aprendendo: Reflexoes Sobre Alfabetização de Multirepetentes A Partir da Linguagem |
Cecília Dolzan |
Eneida Oto Shiroma e Ana Maria Borges de Souza |
1998 |
Dissertação |
A Nova Pedagogia Fabril: Tecendo A Educação do Trabalhador |
Roselane Fátima Campos |
Eneida Oto Shiroma |
1997 |
Dissertação |
Trabalho Arcaico No Moderno Mundo da Moda |
Giani Rabelo |
Eneida Oto Shiroma |
1997 |